UFC recebe visita do Grupo Mulheres do Brasil, organização social voltada à promoção de igualdade de gênero

A Universidade Federal do Ceará (UFC) recebeu, na manhã desta sexta-feira (16), visita de representantes do Grupo Mulheres do Brasil, organização sem fins lucrativos formada por mulheres e presidida pela empresária Luiza Trajano, que tem o objetivo de promover ações e projetos com o intuito de gerar igualdade de gênero. O grupo foi recebido pela vice-reitora da UFC, Profª Diana Azevedo.

Imagem: grupo de 5 mulheres e 1 homem em pé com quadro ao fundo

A ideia do encontro foi fortalecer a parceria entre o Grupo e a Universidade, já estabelecida por meio de exposição que deve ser realizada no Museu de Arte da UFC (MAUC) a partir de julho deste ano, com mais detalhes ainda a serem divulgados. Outras ações que devem ser traçadas a partir da conversa incluem parcerias na promoção dos eventos de 70 anos da UFC.

O Grupo foi representado na reunião pela cofundadora Annette de Castro e pela membra voluntária Camila Borges. Também estiveram presentes o pró-reitor e a pró-reitora-adjunta de Cultura (PROCULT), Prof. Sandro Thomaz Gouveia e Profª Glícia Maria Pontes Bezerra, além da diretora do MAUC, Graciele Karine Siqueira.

Annette de Castro considerou “muito feliz” a parceria com a Universidade, entendendo como uma oportunidade de aproximar pessoas jovens da realidade vivida pela sociedade e gerar consciência política. “Para nós, [a parceria com] o meio acadêmico é imprescindível, porque toda mudança estrutural parte da educação, seja da educação de base, do ensino médio ou ensino superior. Não mudamos nada sem reeducar”, apontou.

A vice-reitora da UFC, Profª Diana Azevedo, entende que grupos como o Mulheres do Brasil trabalham em consonância temática com a Universidade. “O grupo traz uma abordagem complementar à da Universidade para o mesmo tema, que é o tema da inclusão, de equilíbrio de gênero, da igualdade social”, aponta.

“Isso abre muita possibilidade de parcerias”, acredita a vice-reitora. “Vejo grande potencial de interlocução com os equipamentos culturais da UFC e com os projetos de extensão particularmente, como um braço extensionista que pode em muito contribuir para a missão da Universidade”, diz.