Aniversário de 70 anos da UFC é assunto de reunião com senadora e deputados estaduais; reitor receberá título de Cidadão Cearense

O reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Prof. Custódio Almeida, recebeu, na tarde de sexta-feira (16), no Gabinete da Reitoria, a visita institucional da senadora da República Augusta Brito e dos deputados estaduais Evandro Leitão, presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (ALECE), e Renato Roseno, presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da ALECE. O reitor e a vice-reitora Diana Azevedo, que preside a Comissão dos 70 anos da UFC, também conversaram com os parlamentares a respeito de possíveis parcerias entre a Universidade e o Poder Legislativo nos âmbitos estadual e federal.

Imagem: Foto posada dos deputados Evandro Leitão e Renato Roseno, da senadora Augusta Brito, do reitor Custódio Almeida e da vice-reitora Diana Azevedo

No começo do encontro, Custódio Almeida foi informado da aprovação, pela Assembleia, do projeto de lei para lhe entregar em breve o título de Cidadão Cearense, por iniciativa dos deputados Evandro Leitão e Renato Roseno. “Sem diminuir a importância desse anúncio, eu quero dizer que ele só não é maior porque já me sinto cearense há muito tempo”, destacou de maneira bem-humorada o reitor, que é natural de São Bernardo (MA) e está radicado há mais de quatro décadas no Estado. “Cearense você já o é de fato e o será de direito”, complementou Roseno.

Os deputados ressaltaram a oportunidade de organizar um ato solene em alusão aos 70 anos da UFC, previsto para o dia 20 de maio na sede da ALECE. Além dessa cerimônia, será produzida uma exposição temática com a história da Universidade e se buscará renovar o convênio entre a UFC e a Assembleia para a oferta de novas turmas do Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas, por meio da Escola Superior do Parlamento Cearense (UNIPACE).

“De todas as sessões, essa talvez seja a mais importante deste ano, não em demérito de outras, mas pelo estofo que a UFC representa. Dentre outras coisas, devemos fazer dessa sessão o nosso ano de homenagem do Legislativo para a Universidade e nominar aqueles e aquelas que participaram da fundação, que são pessoas representativas da comunidade, professores, corpo técnico-administrativo e representação estudantil”, afirmou Renato Roseno.

O presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão, externou felicidade por poder participar dessas celebrações, retribuindo a visita feita por Custódio em setembro do ano passado. “Agradecemos a receptividade e o acolhimento de vocês, e nos orgulhamos da Universidade Federal do Ceará. Eu não tive esse privilégio, mas muitos de nós, deputados e deputadas, passamos por aqui”, afirmou Leitão. A senadora Augusta Brito indicou que levará o tema dos 70 anos da UFC a Brasília, com o objetivo de incluí-lo como proposta de atividade no calendário do Congresso Nacional.

Imagem: Foto dos parlamentares e dos dirigentes da UFC sentados nos sofás do Gabinete da Reitoria

No contexto do aniversário da Instituição, o reitor Custódio Almeida explanou aos presentes os projetos em andamento, como o Campus Iracema e a Estação Científica em Jericoacoara. O dirigente compartilhou ainda planos da gestão, como a Caravana UFC 70 anos, as conferências do Colégio de Estudos Avançados no interior do Estado, um seminário reunindo gerações de lideranças do movimento estudantil e a transformação do térreo da Reitoria, junto com a Concha Acústica, em um equipamento cultural, com exposições, shows e eventos abertos para a visitação pública.

“Já temos desenhada a nossa programação de 70 anos da UFC, que inclui títulos de doutor honoris causa para o presidente Lula e para a pedagoga Ruth Cavalcante. A partir de maio, teremos a Caravana UFC 70 anos, com a Fundação Demócrito Rocha e o Grupo [de Comunicação] O POVO visitando 53 municípios cearenses durante 60 dias, com muito material e entrevistas para encontrar o ‘DNA’ da UFC nesses lugares”, apontou Custódio.

Também participaram da reunião o assessor especial do reitor, Prof. Ciro Nogueira Filho, e o coordenador-adjunto de Legislação do Gabinete da Reitoria, Prof. Rafael Vieira de Alencar.