Projeto da Estação Científica da UFC em Jericoacoara é apresentado à Reitoria

O grupo de trabalho que está à frente do projeto da Estação Científica da Universidade Federal do Ceará (UFC) em Jericoacoara apresentou à Reitoria, na manhã desta segunda-feira (19), a primeira proposta arquitetônica e paisagística para o espaço. A intenção é que o projeto final seja concluído até fim de março para que os processos licitatórios necessários possam iniciar em abril.

Imagem: Foto da apresentação do projeto arquitetônico da Estação Científica da UFC em Jericoacoara com uma tela projetada e os participantes da reunião sentados em uma grande mesa oval

Conforme o projeto arquitetônico, o terreno de 5.648 metros quadrados na Vila de Jericoacoara, em uma área próxima ao mar, doado pela Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara em janeiro deste ano, abrigará um prédio destinado a estudantes e pesquisadores, com alojamentos, salas de aula e de estudo, além de espaços de convivência; um centro de visitantes, com laboratórios e sala de reuniões; um auditório com capacidade inicial para 200 pessoas; e uma casa administrativa.

De acordo com o professor Marcelo Soares, do Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR/UFC), unidade que ficará responsável pelo espaço, todo o projeto foi pensado para ser inovador, socioambiental e com sustentabilidade financeira. Por isso, além da proposta arquitetônica, foi apresentado também o projeto paisagístico para que o espaço todo seja considerado um parque, que aproxime as pessoas da natureza e promova atividades de educação ambiental e divulgação científica.

Imagem: Foto da perspectiva de quem vê a tela projetada na sala de reuniões com imagens do projeto arquitetônico da Estação Científica de Jeri

Entre as propostas para o paisagismo, estão os taludes de grama, que criam também espaços de convivência nas áreas verdes; os jardins de cactos; os jardins de chuva; o teto verde; o uso de materiais resistentes, como concreto, para o mobiliário externo; além dos lagos de água doce que podem tanto possibilitar experiências sensoriais e imersivas de mergulho para pessoas que visitem o local como auxiliar no resgate de animais do ecossistema marinho.

Na reunião, o reitor Custódio Almeida, que acompanhou a apresentação do projeto com o assessor especial da Reitoria, Ciro Nogueira Filho, e com o coordenador-adjunto de Legislação, Rafael Vieira de Alencar, sugeriu algumas modificações à proposta e ressaltou o empenho da equipe em apresentar tão rapidamente um projeto para o local. “Vocês são ágeis e velozes, e a prova é essa aqui. Nunca imaginei que em janeiro tivéssemos um terreno superbom e agora já temos a apresentação do projeto para bater o martelo”, disse.

Ainda durante o encontro foram discutidas possibilidades de cooperação público-privada para o andamento do projeto e também para captação de recursos que garantirão a manutenção do espaço. O professor Marcelo Soares entregou ao reitor o mapeamento com 19 fontes de receita para a estação científica. A viabilidade dessas parcerias será analisada pelo Gabinete da Reitoria.

Imagem: Foto do reitor Custódio Almeida e da direção do LABOMAR

Os projetos arquitetônicos e paisagísticos da Estação Científica da UFC em Jericoacoara, assim como os projetos de engenharia, a licença ambiental e o alvará de construção, estão sendo elaborados pela Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental (UFC Infra); pelo LABOMAR; pelos escritórios de arquitetura (ARK Arquitetos), de paisagismo (Bruno Ary Paisagismo), de projetos executivos e instalações (Pro Engenharia Energias Renováveis), de projetos estruturais (Timbau Estruturas de Madeira); e pelas empresas juniores da UFC (Ambienteia Jr. e GeoCapta) e da Universidade Estadual do Ceará (Harpia Jr. – Soluções Ambientais). A ideia é que essas parcerias se fortaleçam para dar prosseguimento ao projeto e à manutenção do espaço.

Também estiveram presentes na reunião, além dos representantes dos escritórios e da empresa júnior que está trabalhando no projeto, a diretora do LABOMAR, professora Lidriana de Souza Pinheiro; e seu vice-diretor, Rodrigo Maggioni.