Cônsul da França no Recife é recebido pela vice-reitora; encontro reuniu iniciativas linguísticas e pesquisadores parceiros do país europeu

Em sua primeira visita ao Ceará, o cônsul-geral da França no Recife, Serge Gas, foi recebido pela vice-reitora e pró-reitora de Relações Interinstitucionais da Universidade Federal do Ceará, Profª Diana Azevedo. A reunião, ocorrida no Gabinete da Reitoria, contou com a presença de gestores da administração superior, de iniciativas linguísticas da UFC – como a Casa de Cultura Francesa e o Instituto Confúcio – e de diversas unidades acadêmicas da Universidade que possuem parcerias com a França.

Imagem: Foto posada dos participantes da reunião do cônsul-geral da França com a vice-reitora Diana Azevedo e docentes da UFCA reunião foi iniciada com uma exposição do Professor Rodrigo Rego, que atua como coordenador de Internacionalização na Pró-Reitoria de Relações Interinstitucionais (PROINTER). Ele socializou dados sobre os cerca de 60 anos de parceria entre a UFC e a França fazendo um resumo das cooperações em andamento entre ambas em diversas áreas, como os programas de duplo diploma de graduação, cotutela e financiamento de pós-graduação. “No topo das instituições francesas com as quais colaboramos, está o Centre National de la Recherche Scientifique (Centro Nacional de Pesquisa Científica - CNRS), principal instituição francesa de pesquisa. E de 2014 a 2023, foram produzidas 214 publicações de pesquisadores nossos em parceria com pesquisadores franceses”, citou.

Ele também elencou outras ações como o Programa de Leitorado em Língua Francesa, viabilizado por meio de parceria entre o Departamento de Letras Estrangeiras da UFC e instituições francesas, e a inclusão de programações do calendário francófono mundial no Calendário Universitário – como Dia Internacional da Francofonia (20 de março), Semana da Europa (6 a 10 de maio) e Fête de la Musique (Festa da Música realizada anualmente, em junho).

O pró-reitor-adjunto de Extensão, Prof. Estêvão Rolim, mencionou em sua fala o fato de a UFC ter sido a primeira universidade do Sul Global a assinar um programa de duplo diploma com a França, poucos dias antes da Universidade de São Paulo (USP), segunda instituição a ingressar na modalidade. “Muitos professores dos cursos de Engenharia do Centro de Tecnologia realizaram suas pós-graduações em universidades francesas. A formação nessa língua continua sendo importantíssima para nossos alunos, que são beneficiados com as oportunidades do programa Brasil-França em Engenharia e Tecnologia (BRAFITEC)”, relatou.

A vice-reitora Diana Azevedo disse ser a França um país muito caro à UFC. "Na oportunidade, quisemos reunir cinco unidades acadêmicas da UFC que mantêm colaborações estreitas com a França, com intercâmbios de estudantes de graduação, e também pela participação constante de professores em editais com financiamento da CAPES. Nessa visita de cortesia do cônsul, conversamos sobre o apoio a eventos ligados à francofonia e a atividades de colaboração, além de interação em temas como ciências do mar e a Amazônia Azul", declarou. A dirigente entregou ao cônsul materiais promocionais da UFC e um exemplar de Aves de arribação, romance do escritor cearense Antônio Sales recém-lançado pela Editora UFC.

Imagem: Foto do cônsul e da vice-reitora dando um aperto de mão

O cônsul-geral, que assumiu a função há um mês, expressou sua gratidão pela atenção dispensada e pela riqueza das informações compartilhadas por todos os presentes. “Estou muito feliz pela oportunidade de trabalhar nesse cargo e, em uma de minhas primeiras viagens, já encontrar uma instituição onde há cooperações tão fortes com universidades francesas. Esse vínculo deve se fortalecer ainda mais em 2025, com a comemoração novamente do Ano da França no Brasil e do Brasil na França”, disse, fazendo menção à efeméride instituída pela última vez em 2005, por meio de um acordo cultural firmado entre as duas nações.

Gas também reiterou informação antecipada pelo embaixador da França no Brasil, Emmanuel Lenain, que esteve na UFC no início de janeiro: a vinda do presidente francês, Emmanuel Macron, ao Brasil no final de março. Segundo o embaixador e o cônsul, estão previstas agendas com várias instituições brasileiras públicas e privadas, atuantes em setores estratégicos para os dois países.

Além da Profª Diana Azevedo, do cônsul Serge Gas, do coordenador Rodrigo Rego e do pró-reitor-adjunto de Extensão Estêvão Rolim, participaram do encontro os professores Tarin Mont’Alverne, do Departamento de Direito Privado; Luciana Siqueira, do Departamento de Engenharia de Alimentos; Nonato Furtado, coordenador do Instituto Confúcio; Walter Freitas, do Departamento de Engenharia de Teleinformática; Robson Oliveira, vice-coordenador das Casas de Cultura Estrangeira; Ticiana Telles Melo, do Departamento de Letras Estrangeiras; Karol Garcia, do Departamento de Letras Estrangeiras; Sergio Rossi, do Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR); e Elisandra Magalhães, coordenadora da Casa de Cultura Francesa.