Administração Superior anula eleição da classe Titular do CONSUNI; votação para docentes EBTT acontece nos dias 5 e 6 de março

A eleição de representante da Classe Titular do Magistério Superior para o Conselho Universitário (CONSUNI) foi anulada, nesta terça-feira (5), pela Administração Superior da Universidade. A anulação do pleito ocorreu em virtude de uma inconformidade do processo com o Estatuto da Universidade Federal do Ceará - por estar em desacordo com o previsto no parágrafo sétimo do Artigo 10.

Imagem: Foto geral do plenário do Conselho Universitário da UFC durante uma reunião

Com o cancelamento, por meio de aditivo ao Edital Nº 01/2024/GR/UFC, a votação para a classe Titular foi encerrada no sistema eletrônico Helios na manhã desta terça-feira (5). Já a eleição dos representantes do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) no CONSUNI segue regularmente nos dias 5 e 6 de março.

O processo eleitoral, que continua com a votação dos representantes EBTT, tem como objetivo preencher uma vaga titular e uma vaga suplente. Os eleitos cumprirão um mandato de dois anos, sendo permitida apenas uma recondução por igual período.  A eleição é conduzida pela Comissão Eleitoral nomeada por meio da Portaria nº 71/2024.

O candidato que obtiver o maior número de votos será eleito, e o segundo candidato mais votado ocupará a posição de suplente. Em caso de empate, será considerado eleito o candidato com mais tempo de efetivo exercício na UFC. Se o impasse persistir, será considerado eleito o candidato mais velho.

A votação para docentes da classe Titular deve ocorrer posteriormente, de acordo com o que determina a norma maior da Universidade. Ou seja, cada unidade acadêmica organizará uma eleição coordenada e supervisionada pelas respectivas diretorias. Esse conjunto de representantes escolhidos nas unidades acadêmicas formará um colégio eleitoral, que definirá o representante e o suplente dessa classe docente junto ao CONSUNI.

Todos os demais dispositivos do Edital Nº 01/2024/GR/UFC que tratam da eleição para representante da carreira EBTT seguem válidos.

CALENDÁRIO - Acompanhe as próximas datas da eleição para representantes EBTT no CONSUNI:

• Votação: 5 e 6/3/2024
  • Apuração e publicação do resultado preliminar: 6/3/2024
  • Prazo para interposição de recursos quanto ao resultado preliminar da eleição: 7/3/2024
  • Homologação do resultado final da eleição: 8/3/2024