Embaixador da Itália no Brasil e comitiva visitam Reitoria e Casa de Cultura Italiana da UFC

O embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese, realizou, nesta quinta-feira (21), visita institucional à Universidade Federal do Ceará. Acompanhado do cônsul honorário da Itália em Fortaleza, Vittorio Ghia, e da consulesa da Itália no Nordeste, Nicoletta Fioroni, o representante do país europeu foi recepcionado pela vice-reitora no exercício da Reitoria, Profª Diana Azevedo, no Salão Dourado da sede administrativa da UFC. Ele foi investido no cargo em outubro do ano passado.

Imagem: De pé, no Salão Dourado, da esquerda para a direita: Nicoletta Fioroni (consulesa da Itália no Nordeste); Alessandro Cortese (embaixador da Itália no Brasil); Profª Diana Azevedo (vice-reitora no exercício da Reitoria) e Vittorio Ghia (cônsul honorário da Itália em Fortaleza. (Foto: Álvaro Graça Jr./ UFC Informa)

Ao receber as autoridades, a Reitoria reuniu, para o encontro, representantes de iniciativas relativas à cultura italiana na Universidade e pesquisadores que têm um histórico de colaboração com docentes e institutos italianos. Em um primeiro momento, a Profª Diana Azevedo compartilhou um breve resumo da trajetória da Universidade e explanou aos convidados sobre a distribuição geográfica da Instituição, além de detalhar o trabalho das Casas de Cultura Estrangeira, que qualificou como “uma joia da UFC”. “É o maior projeto de extensão em uma universidade brasileira, oferecendo formação em diversos idiomas e trabalhando elementos de cada uma das culturas”, explicou, fazendo menção ainda ao fato de que as Casas são equipamentos 100% públicos, com professores que são servidores do quadro federal.

O embaixador Alessandro Cortese disse estar aprendendo muito com sua passagem pelo Ceará e por Fortaleza. “Meu pai foi professor universitário, então sempre tive as universidades como referência, como instituições muito importantes para o desenvolvimento. E a UFC mostra já ser uma grande universidade”, avaliou.

“Quem está longe acha, muitas vezes, que o Brasil se resume a Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. Mas o Nordeste tem despontado com grande projeção em pesquisa, mostrando que cada estado tem sua vocação”, frisou a vice-reitora no exercício da Reitoria, acrescentando ser comum que as autoridades estrangeiras se surpreendam com os números da UFC.

O diretor do Centro de Humanidades (CH) da UFC, Prof. Cícero Miranda, destacou que as Casas de Cultura são equipamentos mais antigos que o próprio CH. “O curso de italiano e a CCI, assim como as outras Casas são fruto do olhar visionário do reitor fundador de nossa Universidade, Prof. Antônio Martins Filho”, reconheceu.Ele tratou ainda de outras iniciativas, como o projeto Idiomas sem Fronteiras do Governo Federal, que já foi abrigado pelo Departamento de Letras Estrangeiras do CH e possuía estreita relação com o projeto extensionista.

Imagem: De pé, 17 pessoas posam na frente da fachada da Casa de Cultura Italiana, entre diplomatas italianos, gestores e professores da UFC. (Foto: Álvaro Graça Jr./ UFC Informa)

Ao final do encontro, a vice-reitora presenteou a comitiva italiana com exemplares do livro promocional Viva UFC e recebeu do embaixador o livro Imagens da Itália no Brasil. Na sequência, foi realizado na Casa de Cultura Italiana um café da manhã de integração para os participantes da agenda.

Também compareceram à programação o chefe de Gabinete da Reitoria Prof. Carlos Almir Monteiro; o diretor do Centro de Humanidades da UFC Prof. Cícero Miranda; o coordenador-geral das Casas de Cultura Estrangeira Prof. Jimmy Robson; a coordenadora da Casa de Cultura Italiana Profª Nara Jaqueline Brito; os professores do Instituto de Ciências do Mar  (LABOMAR) Sérgio Rossi e Tommaso Giarrizzo; as professoras da Casa de Cultura Italiana Lívia Mesquita, Simone Nunes e  Juliana Zanetti; os professores do Departamento de Letras Estrangeiras  Yuri Brunello, Fernanda Muller e Dheisson Figueredo; a professora do Departamento de Ciências da Informação Giovanna Guedes; os professores do Centro de Tecnologia Domenico Sgró e Michela Mulas; e o professor da Faculdade de Medicina Roberto César Pereira.