UFC sedia primeiro encontro local de formação do Programa Escola em Tempo Integral, do Ministério da Educação

A Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará foi sede, nessa segunda-feira (15), do encontro presencial da formação do Programa Escola em Tempo Integral, coordenado pela Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB-MEC). O evento, presidido pelo reitor Custódio Almeida na presença de outras autoridades acadêmicas e da educação pública, foi destinado a secretários municipais e equipes técnicas das secretarias de Educação dos municípios cearenses.

Imagem: De pé, no auditório da Faculdade de Direito, 15 pessoas, entre homens e mulheres, compõem a mesa solene do evento do Programa Educação em Tempo Integral. O reitor Custódio Almeida está ao centro. (Foto: Álvaro Graça Jr./ UFC Informa)

A formação é promovida em parceria com universidades federais e vem sendo realizada nas cinco regiões brasileiras, em convênio com as universidades federais de Goiás (UFG), da Bahia (UFBA), do Pará (UFPA), de Minas Gerais (UFMG) e da Fronteira Sul (UFFS). As atividades no Nordeste estão sendo coordenadas pela UFBA, que se fez representar no evento pelo diretor de sua Faculdade de Educação, Prof. Roberto Sidnei Macedo.

"Já fui a muitos municípios do Ceará e posso dizer que as pessoas admiram e desejam que a Universidade esteja lá. Esta mesa gigante, com quase a administração superior inteira nela, veio para dizer que a UFC está disposta a ir para os municípios, para onde as coisas acontecem. Ela está aqui dando esse "start", um passo muito importante, sinalizando um desejo de fazer com que o nosso Brasil tenha uma educação diferenciada”, disse o Prof. Manoel Andrade, de Articulação entre Universidade e Educação Básica (COART) da Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (EIDEIA) da UFC.

Representando a secretária estadual da Educação Eliana Estrela, esteve presente a secretária executiva de Cooperação com os Municípios, Emanuelle Grace. “Construir essa política de educação integral em nossos territórios trará oportunidades e possibilidades para que possamos promover uma educação pública, de qualidade e com a equidade necessária. Precisamos construir um tempo integral que de fato forneça condições a todos os estudantes, crianças e adolescentes, em todas as suas dimensões e competências, não só cognitivas, mas também sociais, emocionais, culturais", defendeu.

Imagem: Pessoas sentadas no auditório da Faculdade de Direito da UFC. (Foto: Álvaro Graça Jr./ UFC Informa)

A pró-reitora de Extensão da UFC, Profª Bernadete Porto, em sua fala, destacou a necessidade de um olhar sensível e aberto a escutar as partes envolvidas no processo educativo. “Acho que a gente tem grandes desafios. Um deles é não usar o fato de a gente ter mais tempo dentro das escolas para tornar isso um confinamento dos estudantes. Não é essa a proposta. Outra coisa fundamental, que não se pode esquecer nesse processo é que os alunos precisam ser escutados, assim como os professores”, aconselhou, acrescentando ainda que é preciso ter sempre em mente as diretrizes do Plano Nacional de Educação.

O Prof. Custódio Almeida chamou a atenção, em seu discurso, para a importância de a Universidade assumir uma posição de aprendiz frente à escola básica, caso realmente queira fazer a diferença na qualidade dessa etapa educacional. É um erro a gente achar que está em um lugar de ensinar. A gente tem é que aprender com a escola. Ela pode nos mostrar como ter saúde. Saúde mental, corporal, social, vendo as pessoas de maneira integral como a educação que está aqui sendo proposta. Mas não pode ser uma educação conteudista, que massacra. A gente tem que entender que se o estudante tiver resistência à escola, a educação está fracassada. O que queremos aqui é seguir por outra via, afirmou, enaltecendo ainda o papel da aprendizagem cooperativa (seara em que a UFC possui grande tradição e expertise) como uma das ferramentas-chave para a universalização da educação integral no Brasil.

Além das autoridades mencionadas, prestigiaram o evento o presidente nacional da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), Aléssio Costa Lima; o diretor da UNDIME no Ceará, José Marques Aurélio; a presidente do Conselho Estadual de Educação, Ada Pimentel; o secretário de Educação de Fortaleza, Jefferson de Queiroz Maia; o pró-reitor de Graduação da UFC, Prof. Davi Romero; o pró-reitor-adjunto de Relações Interinstitucionais da UFC, Prof. Barros Neto; a coordenadora de Inovação e Desenvolvimento Acadêmico da EIDEIA-UFC, Profª Sâmia Brilhante; o diretor do Instituto Confúcio da UFC, Prof. Nonato Furtado; e o diretor da Seara da Ciência - UFC, Prof. Márcio Ramos.