Secretário da Educação Superior do Ministério da Educação visita UFC e reúne-se com reitor, pró-reitores e equipes da gestão

Imagem: De pé, da esquerda para a direita: Prof. Sandro Gouveia (PROCULT), Prof. João Guilherme Matias (PROPLAD),Augusto Macedo (PROPLAD),Prof. Barros Neto (PROINTER), Bruno Matos (PROGEP), Profª Marilene Feitosa (PROGEP), Profª Bernadete Porto (PREX), secretário Alexandre Brasil (SESU-MEC), Prof. Custódio Almeida (reitor), Daniel Fonsêca (coord. de Articulação Política), Profª Regina Célia (PRPPG), Profª Kamila Bossato (SECOM), Prof. Carlos Almir (chefe de Gabinete), Prof. Davi Romero (PROGRAD) e Prof. Bruno Rocha (PRAE). (Foto: Álvaro Graça Jr./ UFC Informa)

A Universidade Federal do Ceará (UFC) recebeu em visita institucional, no dia 29 de abril, segunda-feira, o secretário da Educação Superior do Ministério da Educação, Alexandre Brasil da Fonseca.

Acompanhado dos pró-reitores, da chefia de Gabinete e de parte dos secretários e assessores da gestão, o reitor Custódio Almeida apresentou ao secretário um panorama atualizado da conjuntura administrativa e acadêmica da UFC, das demandas prioritárias por recursos, dos processos de interiorização e fechou tratando dos 70 anos da UFC, cuja programação se estende durante todo o ano. O reitor tocou também na pauta dos movimentos grevistas dos servidores técnico-administrativos em educação e dos docentes, paralisados desde os dias 15 de março (TAEs) e 15 de abril (professores).

Em seguida, os pró-reitores e secretários fizeram explanações e trouxeram demandas específicas sobre suas pastas, tocando em tópicos como cotas socioeconômicas e raciais, evasão estudantil, bolsas e auxílios, concessão de TV pública, curricularização na extensão, retenção de servidores, capacitação do quadro funcional, políticas culturais e plano institucional de cultura, financiamento de pesquisas, administração orçamentária, patrimônio histórico, internacionalização, empreendedorismo, educação à distância e incentivos às carreiras federais da educação.

Imagem: De pé, no Gabinete da Reitoria, o reitor Custódio Almeida (de camisa azul) posa ao lado do secretário Alexandre Brasil (de camisa lilás). (Foto: Álvaro Graça Jr./UFC Informa)

De acordo com o reitor, a reunião foi realizada, principalmente, para permitir ao secretário conhecer melhor a Universidade, mas seriam necessários vários encontros como desdobramento para fornecer um retrato real. “A UFC possui uma densidade muito grande e é uma instituição que o Ceará conhece, respeita e admira muito. Essa valorização pela população é um dos nossos principais ativos, algo que abre muitas portas. Neste momento em que comemoramos os 70 anos da UFC, esperamos um estreitamento de laços com a SESU que possibilite à UFC festejar a data ao mesmo tempo que planeja seu próprio crescimento”, defendeu Custódio.

Já o secretário Alexandre Brasil afirmou que a riqueza do encontro o motivou a buscar troca semelhante com outras instituições, para a tomada de decisões mais assertivas pela secretaria. “Foi muito bom ver a direção que vem sendo dada à UFC pelo reitor Custódio e por toda a sua gestão. Agora quero fazer isso em mais universidades, poder estar perto, conhecer a fundo a situação financeira, as políticas prioritárias”, disse.

Participaram também da agenda: Prof. Sandro Gouveia (PROCULT), Prof. João Guilherme Matias (PROPLAD), Augusto Macedo (PROPLAD), Prof. Barros Neto (PROINTER), Bruno Matos (PROGEP), Profª Marilene Feitosa (PROGEP), Profª Bernadete Porto (PREX), Daniel Fonsêca (coord. de Articulação Política), Profª Regina Célia (PRPPG), Profª Kamila Bossato (UFC INFORMA), Prof. Carlos Almir (chefe de Gabinete), Prof. Davi Romero (PROGRAD) e Prof. Bruno Rocha (PRAE).

Fonte: Gabinete da Reitoria – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.">e-mail:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.