UFC 2012: Festejando conquistas e reafirmando compromissos

A Universidade Federal do Ceará despede-se de 2011 alimentando a certeza de que superou metas e, ao mesmo tempo, convicta de que ainda há longo caminho a percorrer. O objetivo, no ano que termina, foi seguir crescendo, alargando fronteiras, sem comprometer a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão, que se tornaram parâmetros de excelência para toda a rede de Ensino Superior em nosso Estado.

Reconhecida, pelo Governo federal, como instituição estratégica, a Universidade continuou recebendo recursos financeiros, que investiu na consolidação da infraestrutura, de modo a garantir condições adequadas para o desenvolvimento de suas atividades. Pari passu, novos cursos foram criados, na Capital e nos campi de Sobral, Quixadá e Cariri, o que ampliou as chances de ingresso na universidade.

Desde 2008, somam-se 28 novas graduações, 15 mestrados e 21 doutorados. Graças aos novos mecanismos de acesso à Universidade, desfaz-se a pecha de “elitista” que perseguia as Instituições Federais de Ensino Superior.

Assim, nos dias atuais, mais de 80% dos municípios cearenses têm estudantes matriculados na UFC, totalizando um contingente superior a 10 mil alunos somente nos cursos presenciais e semipresenciais oferecidos no Interior do Estado.

Tais avanços só se tornaram possíveis porque também nos foi facultado renovar nossos quadros docente e técnico-administrativo. Para consolidar tais conquistas, em 2012 a UFC deverá admitir centenas de novos servidores das áreas administrativa e técnica, prevendo-se, igualmente, a realização de mais concursos para professor.

Crescendo com qualidade, a Universidade Federal do Ceará permite-se uma visão otimista do ano que se inicia. Isto porque, o tempo inteiro, tem exercitado a responsabilidade e não empreende nenhum novo passo sem que se assegure da sustentabilidade de seus projetos.

Dessa forma, estamos permanentemente preparados para novos desafios, descortinando-se como os mais imediatos a implantação dos campi de Russas e Crateús, bem assim, com a nossa estreita colaboração, a transformação do Campus do Cariri em Universidade Federal, agregando os novos campi de Icó e Brejo Santo.

É com esta percepção que desejamos a toda a comunidade universitária um Ano Novo profícuo, com muitas realizações pessoais e com o reforço dos nossos compromissos institucionais, que temos traduzido em valioso contributo ao crescimento socioeconômico do Ceará e do Nordeste.

Jesualdo Pereira Farias      Henry de Holanda Campos
Reitor                              Vice-Reitor