Labomar vai implantar banco de DNA de algas a partir de 2012

O Instituto de Ciências do Mar (Labomar) foi contemplado com recursos de R$ 50.000,00, para o desenvolvimento da pesquisa "Reestruturação do Herbário Ficológico do Instituto de Ciências do Mar, Estabelecimento da Coleção Virtual e do Banco Genômico de Algas Marinhas Bentônicas".

Com o objetivo de atualizar e ampliar o acervo do herbário; implantar o site da coleção, que constituirá o herbário virtual; e construir um banco de DNA genômico das algas marinhas bentônicas do Estado do Ceará, a pesquisa será realizada no Laboratório de Macroalgas e Laboratório de Bioquímica e Biotecnologia do Instituto de Ciências do Mar da UFC. O financiamento é do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT).

O prazo de execução do projeto, aprovado no último dia 13, é de 24 meses, iniciando nos primeiros meses de 2012. Integram a equipe graduandos em Biologia da UFC e UECE, um servidor técnico-administrativo da UFC responsável pela coleção e o professor do Labomar e coordenador da iniciativa, Gandhi Rádis.

Como explica o pesquisador, serão adquiridos instrumentos ópticos, equipamentos e reagentes para o estabelecimento do banco genômico. “As macroalgas possuem importância ecológica e econômica, de modo que a relevância desse projeto está no fato de que, através da construção do herbário ficológico digital, a instituição poderá não somente preservar uma coleção que se iniciou nos primórdios do Labomar, mas, principalmente, ampliar a coleção com a inclusão das bibliotecas de genes e proteínas".

Esse acervo ficológico e genômico facilitará a troca de informações entre instituições de Ensino Superior, bem assim com o público em geral interessado no tema.

Fonte: Prof. Gandhi Rádis, coordenador da pesquisa - fone: 85 3366 7007