UFC e Petrobras inauguram Núcleo de Pesquisas e Lubrificantes

Foi inaugurado quinta-feira (15), no Campus do Pici, o Núcleo de Pesquisas e Lubrificantes, que recebeu o nome do Prof. Ícaro de Souza Moreira. Ali serão desenvolvidos projetos de pesquisas voltados para a síntese de biolubrificantes, trabalho coordenado pelo Prof. Célio Cavalcante e que terá como coordenador operacional o Prof. Murilo Luna.

Inauguração do Núcleo de Pesquisas e LubrificantesO NPL atuará integrado às pesquisas de produtos e processo da Refinaria Lubrificantes e Derivados e Petróleo do Nordeste (Lubnor), da Petrobras, empresa que investiu R$ 1 milhão na implantação da nova unidade. O Núcleo tem uma infraestrutura de caracterização de lubrificantes minerais e sintética e suas pesquisas resultarão em patentes e em produtos para a indústria, explica o Prof. Murilo Luna.

A solenidade teve inicio com a fala do Prof. Célio Cavalcante, que relatou todos os passos que culminaram com a inauguração do Núcleo. Em especial, citou o ano de 2008, quando ocorreram dois acontecimentos marcantes: um muito triste, que foi o falecimento do Reitor Ícaro Moreira, e outro muito bom, a notícia de que a UFC integraria a Rede Temática da Petrobras.

Observou que o NPL leva o nome do Prof. Ícaro, não como um tributo ao gestor, como em outras homenagem que recebeu dentro de fora da Universidade, "mas ao pesquisador". Na sede do Núcleo, foi inaugurado o Memorial Ícaro Moreira, com fotos, com os prêmios que recebeu e sua agenda pessoal, de 2007, onde se pode ler, na página do dia 6 de setembro, uma pré-pauta de reunião que convocaria para discutir o que viria a ser o REUNI e os nomes de quem participaria. Nela aparecem várias sugestões que seriam concretizadas um ano depois. Finalizando, o Prof. Célio destacou que o Núcleo proporciona uma integração entre os centros de Tecnologia e de Ciências bem como dos departamentos de Engenharia Química e de Química Orgânica e Inorgânica.

Célio Cavalcante apresenta o laboratório para integrantes da PetrobrasO gerente de Abastecimento e Combustível do Centro de Pesquisa da Petrobras (Cenpes), engenheiro Alípio Ferreira, saudou a parceria UFC-Petrobras, assegurando que  pretende participar mais vezes de inaugurações como aquela, que, "para a Petrobras, é uma vitória".

Em sua fala, o Vice-Reitor, Prof. Henry Campos, deu ênfase à figura do Prof. Icaro Moreira, como gestor e como pesquisador, e ressaltou, também, o quanto era significativo o trabalho desenvolvido em conjunto pela Universidade e Petrobras. Após as falas, foram descerradas as placas referentes à sede do Núcleo e ao Memorial Ícaro Moreira.

O NPL tem oito laboratórios, gabinetes para professores, administração e estoque, e foi projetado de modo que possa ser ampliado, com a construção de um segundo piso.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC - fones: 85 3366 7331 / 85 3366 7332