Núcleo trabalha pela preservação da história e memória da UFC

A UFC comemora 57 anos de fundação neste 16 de dezembro. Para registrar a história e memória da Instituição, o Núcleo de Trabalho para a implantação do Memorial da UFC desenvolveu este ano diversas atividades, envolvendo catalogação, sistematização, inventário e digitalização de acervo documental, iconográfico e bibliográfico.

De acordo com a presidente do Núcleo, Profª Adelaide Gonçalves, do Departamento de História da UFC, 2011 foi de intenso trabalho de recuperação e catalogação do acervo abrigado no sistema de Bibliotecas da UFC. Também foi iniciada a digitalização de obras raras e de referência, relativas aos primeiros anos do Século XX.

Foi ainda definida a criação de um Programa Editorial visando à publicação de estudos e pesquisas sobre a memória da UFC, bem como a publicação de edições fac-similares de obras de importância para a história da UFC. "Os primeiros títulos deverão ser lançados em 2012", diz Adelaide. A equipe realizou, no Museu de Arte, levantamento do acervo iconográfico ali mantido.

Outra iniciativa definida pelo Núcleo foi o lançamento da Série Aula Magna do Memorial. A conferência do historiador português Fernando Catroga, da Universidade de Coimbra, abriu a série. Ele proferiu conferência em 22 de outubro deste ano, como parte da Programação do Festival UFC de Cultura.  Adelaide informa que está em processo de agendamento, para 2012, a vinda de significativos nomes do pensamento brasileiro.

Em relação à recolha de depoimentos de história intelectual e de vida, o Núcleo - ao mesmo tempo que iniciou a sistematização do acervo sob a guarda do Núcleo de Documentação Cultural (Nudoc), do Departamento de História - realizou entrevistas com professores, ampliando o material sobre a história oral.

De acordo com Adelaide Gonçalves, o Núcleo também participou, este ano, de iniciativas que tratam da memória da UFC. No Jubileu de Ouro da Casa de Cultura Hispânica, o Núcleo integrou a comissão que criou um local de memória naquela unidade.

Outra participação foi no Cinquentenário do Departamento de Matemática da UFC, ocasião em que foi comemorado o aniversário de 80 anos do Prof. Gervásio Colares, com a realização do Colóquio Internacional em Geometria, quando o docente foi homenageado. Foram realizadas entrevistas com os matemáticos Manfredo Pinto do Carmo e Elon Lages Lima, do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, que deram grandes contribuições para a UFC, segundo Adelaide.

Fonte: Profª Adelaide Gonçalves, Presidente do Núcleo de Trabalho para a Implantação do Memorial da UFC - fone: 85 3366 7737