Faleceu o Professor Emérito Haroldo Cipriano Pequeno

É com pesar que a Universidade Federal do Ceará comunica à sociedade o falecimento do Professor Haroldo Cipriano Pequeno, ocorrido às 21h30min desse sábado. O velório ocorreu ontem (11) na Funerária Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688 – Dionísio Torres), seguido de missa de corpo presente às 13h30min.

Já o sepultamento está marcado para as 15h30min, no Cemitério São João Batista (Rua Padre Mororó, 487 – Centro). Haroldo Pequeno tinha 91 anos e havia sido homenageado em agosto deste ano pela Universidade com a concessão do Título de Professor Emérito. Na ocasião, foi representado por seus filhos Mauro Pequeno, Cipriano Pequeno e Tarcísio Pequeno.

TRAJETÓRIA – A carreira do pesquisador se confunde com a história da Escola de Agronomia, onde ingressou como estudante em 1939. Prof. Haroldo Pequeno, ou “Haroldinho”, como era carinhosamente chamado por colegas e alunos, se notabilizou como professor de Eletricidade Prática, em laboratório que mantinha com paixão e zelo, e como o fundador e responsável pela Estação Meteorológica da UFC.

Em 1946, após quatro anos de graduado, Haroldo Cipriano Pequeno foi nomeado Assistente de Professor da Escola de Agronomia onde, em 1948, prestou concurso público e foi efetivado. Com a incorporação da Escola de Agronomia à recém-fundada Universidade Federal do Ceará, em 1954, foi nomeado Professor Catedrático de Física Agrícola.

Professor por vocação e gênese, filho da Profª Amélia Pereira Pequeno, o Professor Emérito dedicou toda sua vida ao magistério, ensinando, também, na Faculdade Católica de Filosofia a disciplina de Física. Após 45 anos dedicados à Universidade, aposentou-se em dezembro de 1988, deixando na Instituição e entre seus alunos a marca da responsabilidade profissional. Em 1993, pesquisadores da Embrapa, seus ex-alunos, o homenagearam dando seu nome à Estação Agrometeorológica de Sobral.

Para agradecer a concessão e entrega do Título de Professor Emérito, falou em nome do homenageado seu filho Cipriano Pequeno. “É com bastante emoção que recebemos esta homenagem. Hoje, com os filhos dentro do quadro da sua querida Universidade, tenho certeza de que nosso pai ficaria muito satisfeito em ser agraciado com essa honraria”, afirmou então.

O Reitor da UFC, Prof. Jesualdo Farias, enfatizou ser “imensurável” a contribuição de Haroldo Pequeno para os estudos da Meteorologia, e ressaltou o legado de “simplicidade, de ética, rigor e disciplina” que deixou aos seus discípulos.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC - fones: 85 3366 7331 / 85 3366 7332