Rede elétrica do Campus do Pici moderniza-se para atender à expansão

O sistema elétrico de média tensão do Campus do Pici da UFC, que está passando por modernização, proporcionará ganho de confiabilidade, disponibilidade, continuidade de serviço das instalações elétricas, melhoria da qualidade do fornecimento de energia, segurança de pessoal e do sistema elétrico.

A informação é da Coordenadoria de Obras e Projetos (COP), que reconhece os problemas ora existentes, em decorrência da expansão, de forma muito rápida, da infraestrutura física do Campus, com a construção de novos blocos de salas de aula e laboratórios, associada à aquisição de novos equipamentos que demandam energia elétrica.

O engenheiro eletricista Fabrício Rocha Leite, do COP, explica que o Pici tem um sistema de distribuição com mais de 5,5 km de rede aérea com cabos nus, estando sujeito a diversos tipos de faltas. Dentre as causas dessas faltas, destaca árvores e o vento forte, descargas atmosféricas, falhas de equipamentos e falhas de isoladores. Devido à expansão ocorrida no Campus, o sistema vem ficando cada vez mais vulnerável a esses problemas.

A Universidade tem trabalhado sistematicamente e executado serviços para evitar as interrupções de energia. Entre as providências tomadas ao longo de 2011, Fabrício Rocha cita a substituição do equipamento de proteção geral da rede elétrica, podas de árvores em todo o perímetro da rede, substituição de diversas chaves fusíveis e para-raios.

Atualmente a rede do Pici dispõe de uma única proteção no alimentador principal, e que, na ocorrência de uma falta, mesmo que temporária, compromete completamente o fornecimento de energia de todo o Campus, admite o engenheiro. Mas está sendo encaminhada a solução para o problema: o Grupo de Estudo de Redes Inteligentes e Modernização da Rede Elétrica do Campus do Pici, envolvendo uma equipe multidisciplinar de professores, alunos de graduação, mestrado, doutorado e engenheiros da UFC, está desenvolvendo ações para modernização da rede.

O grupo tem avançado no estudo de uma nova topologia e instalação de novos equipamentos para a rede elétrica, usando o conceito de redes inteligentes. A proposta de modernização abrange a implantação de uma subestação 69-13,8 kV e a instalação de modernos equipamentos de disjunção, medição, proteção, controle e supervisão instalados ao longo da rede de distribuição (religadores automáticos). Os religadores são considerados equipamento essencial para o cumprimento de sua finalidade principal, ou seja, o fornecimento de energia elétrica, em condições confiáveis, seguras e econômicas.

Para o sistema proposto, a associação de religadores permitirá o reestabelecimento de energia frente a uma falta temporária, ou o isolamento do trecho com defeito em caso de falta permanente. A topologia de instalação dos equipamentos proporcionará a subdivisão da rede de distribuição do Campus em sete grandes áreas, de modo que a ocorrência de uma falta em uma área não afetará o fornecimento de energia nas outras.

A reestruturação da rede de energia elétrica está sendo implementada pela Pró-Reitoria de Administração através da Prefeitura do campus do Pici, cujo responsável é o engenheiro Francisco Abreu e conta com o trabalho do Prof. Tomaz Nunes Cavalcante, do Programa de Eficiência no Consumo de Energia Elétrica da UFC (Procen).

Fonte: Coordenadoria de Obras e Projetos da UFC - fones: 85 3366 9540 / 85 3366 9550