UFC oferecerá em 2012 curso de graduação em Finanças em Fortaleza

A graduação em Finanças, com foco em Finanças Públicas e Corporativas, é o mais novo curso que será oferecido pela Universidade Federal do Ceará. Sua criação foi aprovada pelo Conselho Universitário, em outubro passado. As aulas da primeira turma começam em 2012.1, com alunos selecionados pelo ENEM/SiSU de 2011.

O curso funcionará em período vespertino na Faculdade de Economia, Administração, Atuária, Contabilidade e Secretariado Executivo (FEAAC), no Campus do Benfica, em Fortaleza, e terá duração mínima de quatro anos, com ingresso anual de 40 alunos.

A graduação em Finanças possui caráter inovador e, por se tratar de uma área de interesse tanto em nível local, como nacional, pretende oferecer ao mercado um profissional com sólida formação em métodos quantitativos e em teoria econômico-financeira, apto a atuar na docência e nas pesquisa, a serviço do Estado, em organizações sem fins lucrativos e, obviamente, nos ramos da iniciativa privada, como o industrial, o empresarial e o financeiro.

Constituem-se áreas de atuação do profissional de Finanças: Ensino e Pesquisa Acadêmica, Planejamento Financeiro, Análise de Riscos, Consultoria Empresarial, Consultoria na área de previsão de arrecadação; atuação profissional nos diversos Tribunais de Contas, dentre outras. As disciplinas do curso serão distribuídas em quatro áreas interligadas de formação: Conteúdo de Formação Geral; Conteúdos de Formação Teórico-Quantitativa; Conteúdo de Formação Específica em Finanças Públicas e Corporativas, e Conteúdo Teórico-Práticos.

O curso será coordenado pelos professores Andrei Gomes Simonassi e Paulo de Melo Jorge Neto. A secretaria funcionará, provisoriamente, na Coordenação do Curso de Ciências Atuariais, das 13h às 19h, atendendo pelo telefone é 3366.7814.

Fonte: Secretaria do Curso de Graduação em Finanças da UFC - fone: 85 3366 7814