Medicina e Direito realizam colação especial para 77 alunos

Realizou-se segunda-feira (5) à tarde, no auditório da Reitoria da Universidade Federal do Ceará, solenidade especial de colação de grau de 76 concludentes do curso de Medicina em Fortaleza e uma da Faculdade de Direito.

Na ocasião, compuseram a mesa o Reitor da UFC, Jesualdo Farias; o Pró-Reitor de Graduação, Custódio Almeida; a Vice-Diretora da Faculdade de Medicina, Valéria Pinheiro; a Coordenadora da Graduação em Medicina, Yacy Almeida; e a Coordenadora do Internato, Elizabeth Daher.

Colação especial de Direito e MedicinaLotado de familiares e amigos dos mais novos médicos, o auditório da Reitoria foi palco da solenidade, marcada por muita alegria. Parabenizando os formandos, o Pró-Reitor de Gradução, Custódio Almeida, comentou. "Esse momento é, para nós, o mais importante da vida da Universidade, quando a UFC cumpre sua missão precípua: os estudantes vão para a sociedade exercer suas profissões. Agora vocês passam a fazer parte do patrimônio da Instituição", afirmou.

Em seguida, foi a vez de a oradora discente, Fernanda Melo, destacar o sentimento de vitória da turma, após seis anos de estudos. "Estamos aqui porque em algum momento nasceu dentro de nós um sonho. Sacrificamos nosso tempo, nossa família, nosso lazer e até mesmo nossa saúde em nome desse projeto. Foi por esse sonho, que, a partir de hoje, e para o resto das nossas vidas, seremos médicos", comentou.

Em sua fala, a Vice-Diretora da Faculdade de Medicina, Valéria Pinheiro, ressaltou a excelência da formação humana aliada à técnica recebida pelos concludentes. "Vocês tiveram um processo seletivo muito duro e um curso muito puxado, no qual aprenderam a lidar com a condição humana, conheceram o sofrimento e aprenderam a trabalhar em equipe. Esses são valores que, certamente, vão ficar para a vida toda", disse.

Em seu discurso, o Reitor Jesualdo Farias felicitou os concludentes e comentou acerca das mudanças ocorridas na Instituição nos últimos seis anos, em especial em um dos espaços de aprendizado dos estudantes de Medicina, o Complexo Hospitalar da UFC. "O Hospital Walter Cantídio, apesar de todas as dificuldades, é um dos mais respeitados espaços de saúde pública no Estado. Hoje ele é líder em transplante de fígado e, recentemente, iniciou uma nova modalidade de transplante, de pâncreas".

O Reitor afirmou ainda que novos investimentos, da ordem de R$ 20 milhões em obras e R$ 10 milhões em equipamentos, serão destinados ao HUWC e à Maternidade Escola Assis Chateaubriand, a partir do ano que vem. "Estamos trabalhando na expansão do atendimento, com a construção de quatro UTIs no Walter Cantídio, cada uma com 10 leitos. Novos leitos também serão criados na MEAC. Os investimentos que estão sendo feitos garantem uma verdadeira revolução na estrutura dos nossos hospitais", avaliou.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional - fones: 85 3366 7331 / 85 3366 7332