UFC e Defensoria Pública do Estado estabelecem parceria

A UFC e a Defensoria Pública do Estado firmaram convênio objetivando atuarem juntas no Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da Faculdade de Direito, que começa a funcionar em fevereiro de 2012. O NPJ servirá de laboratório para os alunos que fazem Estágio Supervisionado I e II, nos últimos semestres do curso de graduação.

O convênio da Defensoria Pública com a UFC implica manter três defensores públicos em sua sede para acompanhar os estudantes, que também são orientados pelos professores da Universidade.

A Defensora Pública do Estado, Francilene Bessa, disse que aquele era um momento especial, pois há muito queria trabalhar, de alguma forma, junto à Universidade na qual se graduou. Representando a Defensoria estavam, também, o Secretário-executivo Vicente Alfeu e o Coordenador dos Convênios com as universidades, Tiago Filgueiras.

O Reitor Jesualdo Farias disse estar certo de que o trabalho conjunto renderá frutos e ressaltou que um dos papéis da Universidade é se fazer presente junto à comunidade. Observou que a Faculdade de Direito tem-se destacado em todas as recentes avaliações feitas nacionalmente, como a do Ministério da Educação e da Ordem dos Advogados do Brasil, o que lhe garante "visibilidade externa e credibilidade interna".

"Uma das prioridades de minha gestão à frente da Faculdade de Direito foi a instalação do NPJ", disse o ex-diretor Prof.Álvaro Melo, que destacou o fato de o Núcleo se propor atender um lado da cidade onde não havia nada semelhante, tendo em vista que outros cursos de Direito se localizam na zona leste de Fortaleza.

Estiveram presentes à solenidade, realizada no gabinete do Reitor, o Vice-Reitor da UFC, Prof. Henry Campos; o Vice-Diretor da Faculdade de Direito, Regnoberto Marques de Melo Jr.; e o Coordenador do NPJ, Prof. Michel Mascarenhas.

O Núcleo atenderá o público às segundas, quartas e sextas-feiras, das 9h às 11h, das 14h às 16h e das 18h às 20h. O número de atendimento será fixado de acordo com a demanda a ser registrada a partir de seu funcionamento. As terças e quintas-feiras serão reservadas para o trabalho interno dos estudantes com seus orientadores, bem como para as audiências de conciliação. O NPJ conta com 36 terminais de pronto atendimento, sala de triagem, serviço de psicologia, de assistência social e uma secretaria.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC - (fone: 85 3366 7331 / 3366 7332)

Foto: Davi Pinheiro