Trabalho da UFC é premiado em congresso de enfermagem

O trabalho "Implantação da Consulta de Enfermagem em Planejamento Familiar", de autoria da Profª Escolástica Moura e dos enfermeiros Andrezza Dias, Danielle Evangelista, Gleydson de Freitas e Ruanna Fernandes, conquistou o 1º lugar no Prêmio Vilma de Carvalho, no 63º Congresso Brasileiro de Enfermagem.

O 63º CBEN ocorreu no período de 3 a 6 de outubro em Maceió, Alagoas. De acordo com a Pró-Reitoria de Extensão, o estudo relata a experiência da implantação, execução e avaliação da consulta de enfermagem em planejamento familiar no Centro de Desenvolvimento da Família/Casa de Parto Natural (Cedefam/CPN), projeto de extensão da UFC, sediado no Campus do Pici, em Fortaleza. A pesquisa ouviu 43 mulheres, que compareceram às consultas realizadas entre maio e dezembro de 2010.

Os dados foram coletados por meio de entrevista e exame físico e registrados no formulário norteador da consulta de enfermagem em planejamento familiar. Foram realizadas atividades educativas, consultas de enfermagem em planejamento familiar voltadas à assistência em anticoncepção e em concepção.

O projeto está atendendo às expectativas de criação e manutenção de um espaço de ensino-aprendizagem voltado à assistência de Enfermagem em Planejamento Familiar.

Fonte: Pró-Reitoria de Extensão da UFC - (fone: 85 3366 7452)