Empossados novos dirigentes de unidades acadêmicas

Foram empossados nessa quinta-feira (20), os recém-eleitos Diretores e Vice-Diretores das 16 unidades acadêmicas da UFC. O Reitor Jesualdo Farias agradeceu aos dirigentes que deixavam as funções, lembrando que graças ao apoio deles se construiu a nova estrutura acadêmica da UFC. A solenidade foi no auditório da Reitoria.

O Coral da UFC deu início ao evento e em seguida, em nome dos dirigentes que encerravam seus mandatos, falou a Diretora do Centro de Humanidades, Profª. Fátima Costa que enfatizou ter sido o período 2007-2011, na avaliação de muitos integrantes da UFC, “uma gestão integrada, coesa, de ações e atitudes compartilhadas, com princípios e critérios democráticos, advindos desde as gestões do ex-Reitores René Barreira e Ícaro Moreira”.

O Reitor Jesualdo Farias dirigindo-se ao recém-empossados lembrou que o momento “é um formidável desafio. Quanto mais crescemos, quanto mais investi-mos em qualidade, mais a sociedade desenvolve expectativas com relação à Instituição acadêmica”. E complementou:” na era do conhecimento, nós, que detemos mais de 80% dos grupos de excelência em pesquisa no Ceará, temos não apenas os meios, mas, sobretudo, o dever de servir nosso povo, que bem merece inaugurar uma era de mais prosperidade, mais justiça, paz e dignidade”.

A Diretora da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Profª. Maria Goretti Rodrigues, escolhida para fazer a saudação representando os novos dirigentes, disse que eles tinham “o privilégio de servir à Universidade Federal do Ceará” e pretendiam homenagear Ex-Reitores ampliando e avançando “nas conquistas das suas gestões, reconhecendo, acreditando e investindo na força dos docentes, dos técnico-administrativos e dos alunos que fazem a UFC”. A nossa missão é continuar trabalhando juntos na busca de novos ensejos para mantermos e garantirmos a excelência acadêmica que se vem propagando nesta Instituição, geradora de inúmeras e grandes oportunidades,complementou.

Em sua fala de despedida das funções de Diretora do Centro de Humanidades, a Profª Fátima Costa referiu-se ao últimos três anos de “intensa atividade “, quando são “notórios os avanços conseguidos e as persistentes vitórias alcançadas”. Destacou o denodo e devotamento de “todas as equipes de uma gestão quem tem características próprias de pessoas com perfil de gestor, conhecedoras dos enredos acadêmico-político-sociais, sem perder de vista, jamais, a missão da Universidade, em levar a academia a expansão esperada com qualidade realmente superior”.

NOVOS DIRIGENTES - Dando prosseguimento à solenidade, o Reitor Jesualdo Farias chamou o Diretor e o Vice-Diretor de cada unidade acadêmica, para receberem as Portarias de suas respectivas nomeações. Subiram ao palco os professores Simone da Silveira Sá Borges e Javam de Castro Machado, do Centro de Ciências; Vládia Borges e Cássio Aquino, do Centro de Humanidades; José de Paula Barros Neto e Marco Aurélio Holanda de Castro, do Centro de Tecnologia; Luiz Antônio Maciel de Paula e Sônia Maria Pinheiro de Oliveira, do Centro de Ciências Agrárias; Augusto Cezar de Aquino Cabral e Sandra Maria dos Santos, da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade, Atuária e Secretariado-Executivo; José Cândido Lustosa Bittencourt de Albuquerque e Regnoberto Marques de Melo Jr., da Faculdade de Direito; Maria Isabel Filgueiras Lima Ciasca e José Arimatea Barros Bezerra, da Faculdade de Educação; Maria Goretti Rodrigues e Sérgio Lima Santiago, da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem; José Luciano Bezerra Moreira e Valéria Goes Ferreira Pinheiro, da Faculdade de Medicina; Luiz Parente Maia e Ozilea Bezerra Menezes, do Instituto de Ciências do Mar (Labomar); Sandro Thomaz Gouveia e Inês Vitorino, do Instituto de Cultura e Arte; Antônio Barroso Lima e Lúcia Rejane Barontini, do Instituto de Educação Física e Esportes; Mauro Cavalcante Pequeno e José Aires de Castro Filho, do Instituto UFC Virtual; Davi Romero de Vasconcelos e Andréia Libório Sampaio, do Campus de Quixadá; Vicente de Paulo Teixeira Pinto e João Guilherme Nogueira Matias, do Campus de Sobral e Ricardo Luiz Lange Ness e Suely Salgueiro Chacon, do Campus do Cariri.

O Prof. Jesualdo Farias finalizou seu discurso agradecendo aos dirigentes que deixavam suas funções, lembrando que foi graças ao apoio deles que se construiu a nova estrutura acadêmica da UFC, e que em todos os momentos, revelou-se insubstituível o suporte oferecido por eles, que permitiu, neste quadriênio, tornar a UFC ainda maior e melhor, seja na Capital, seja no Interior do Estado.

Fonte: Gabinete do Reitor - (fone: 85 3366 7306)