UFC lança Anuário Estatístico 2011 e Perfil Socioeconômico e Cultural dos Estudantes

Foi lançada quinta-feira (1°) a terceira edição do Anuário Estatístico 2011 da UFC, cuja base de dados é o ano de 2010, trabalho realizado pela Pró-Reitoria de Planejamento. Foi apresentado, na ocasião, o Perfil Socioeconômico e Cultural dos Estudantes, executado pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis.

Lançamento AnuárioO Pró-Reitor de Planejamento, Prof. Ernesto da Silva Pitombeira, ressaltou a o-brigação que as instituições públicas  têm de  apresentar à sociedade  o  que estão realizando, e uma maneira que se tornou definitiva e universal a partir do século XX foi a forma de anuário, onde se pode conhecer a realidade através de estatísticas. Ressaltou que o trabalho ali apresentado não era apenas uma densa publicação im-pressa, e sim, uma maneira de ampliar a transparência  sobre o que está sendo realizado na Universidade. Destacou ainda que o Anuário 2011 traz mais informações do que os anteriores.

Explicou que a Pró-Reitoria de Planejamento "se apropria" dos dados gerados em cada unidade  da UFC e  reverte no melhor possível para que seja utilizado e bem aproveitado. Disse que no Anuário está contido o passado da Instituição, no sentido de registrar “o que éramos, para compararmos com o que somos hoje”. E se disse feliz por contar, na plateia, com a presença do ex-Pró-Reitor de Planejamento, Prof. Faustino de Albuquerque, “que tanto contribuiu, no passado, para a grandeza do presente que desfrutamos”.

Enfatizando que a feitura do Anuário Estatístico da UFC é um trabalho de equipe, o Prof. Ernesto Pitombeira fez questão de citar todos os que, de uma forma ou de outra, contribuíram com a realização do projeto, como  os professores Augusto Teixeira de Albuquerque e Almir Bittencourt da Silva, responsáveis pela coleta, sistematização e consolidação dos dados. Citou também a  equipe técnica integrada por Raimundo Rabelo Melo, Carlos Américo Barreira Pinto, Eduardo Marques Costa, Fábio Luiz Maia Nogueira, Gustavo Gondim Guimarães, Raimundo Olavo de Oliveira Filho e Thiago Nogueira de Freitas. Destacou o empenho dos bolsistas e estendeu os agradecimentos a todos que compõem o apoio técnico e à Imprensa Universitária.

PERFIL SOCIOECONÔMICO – Na apresentação do Perfil Socioeconômico e Cultural dos Estudantes da UFC, atendendo à solicitação da Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), a Profª Clarisse Ferreira Gomes, Pró-Reitora de Assuntos Estudantis, observou que os dados eram referentes a 2009, mas admitiu  que as informações permitem diagnóstico válido sobre o perfil dos universitários, que possibilita o planejamento de ações institucionais voltadas ao aprimoramento dos aspectos diretamente vinculados à formação estudantil.

Pela pesquisa realizada foi constatado que  a maioria dos estudantes da UFC (75%) têm entre 18 e 24 anos, e 51% são pardos ou pretos. Entre 2004 e 2010 houve aumento do percentual dos alunos de baixa renda (B2, C, D e E), que saltou de 57,10% para 63,59%. Um total de 56,06% das famílias dos alunos da UFC têm renda média de R$ 2.550,00. Segundo a mesma fonte, 61,65% dos estudantes usam transporte público e a maioria deles é sustentada pela família (56,55%), apesar de haver mais de 1/3 (37,86%) trabalhando. Ainda assim, 48,54% dos alunos têm como mantenedor o pai.

No Perfil mostrado pela Profa. Clarisse Ferreira Gomes, vê-se que 65,29% dos estudantes da UFC cursaram integralmente o Ensino Médio em escola particular, com mais de 1/3 tendo prestado vestibular somente uma vez. Ficou constatado que o domínio da língua inglesa é superior a 80% dos alunos, enquanto o espanhol alcança 70% dos estudantes. Cerca de 1/3 dos alunos exerce alguma atividade acadêmica remunerada.

O Reitor Jesualdo Farias assegurou que o Anuário "é uma publicação que permite o conhecimento do passado, a compreensão do presente e das perspectivas de futuro da UFC". O exame dos dados não deixa dúvidas da significativa evolução quantitativa e qualitativa que a Instituição tem experimentado nesses últimos anos, afirmou o Reitor.

Destacando que o crescimento da Universidade não é um trabalho somente de agora, mas resultante  de todas as gestões anteriores, desde sua fundação, o Reitor disse que a comunidade universitária pode se sentir orgulhosa por saber como a Instituição se situa bem em todas as recentes avaliações  feitas nacionalmente; ao tomar conhecimento do aumento de número de vagas ofertadas, dos novos cursos de graduação e pós-graduação e de como se expandiu para o Interior do Estado.

Falou também dos serviços prestados pelos hospitais universitários Walter Cantídio e Maternidade Escola Assis Chateaubriand, citando que o HUWC é recordista em transplante de fígado no País e que acaba de realizar o primeiro transplante de pâncreas com sucesso. Encerrou seu pronunciamento parabenizando os responsáveis  pela publicação  e dizendo estar seguro que, em 2012, a quarta edição do Anuário  apresentará dados que demonstrarão um crescimento ainda maior da Universidade.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC - fone: 85 3366 7331 / 85 3366 7332