HUWC realiza o 100° transplante de fígado de 2011

O Hospital Universitário Walter Cantídio, da Universidade Federal do Ceará, realizou no último dia 18, o 100° transplante de fígado só em 2011. O hospital hoje oferece o segundo maior serviço de transplante de fígado do Brasil, ficando atrás apenas do hospital privado Albert Einstein (SP).

Em se tratando de serviço público torna-se o maior do país. Em 2010 foram realizados 92 transplantes. Em 2011, já são 100 cirurgias realizadas e a perspectiva real é de encerrar o ano com 120.

Segundo Prof. Huygens Garcia, Chefe do serviço de Transplante Hepático do HUWC, o serviço é o primeiro do Norte/Nordeste a realizar 100 transplantes em um só ano. “Transplantamos pacientes de vários estados do país. Atualmente na nossa enfermaria temos pacientes do Maranhão, Rio Grande do Norte e Amazonas. Realmente, somos referência regional e nacional em transplante de fígado. Nossa equipe é multidisciplinar formada por médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e não medimos esforços para realizar todos os transplantes a qualquer hora do dia ou da noite, ou nos fins de semana, para poder salvar mais vidas”, afirma.

Para que haja transplantes é necessário haver doações. Dr. Huygens ressalta que há um empenho muito grande da Central de Transplantes do Estado do Ceará para que mais doadores sejam procurados e as campanhas também têm feito com que mais pessoas autorizem a doação de órgãos daqueles pacientes com morte encefálica. “A população está mais esclarecida, mas podemos melhorar ainda mais, pois ainda temos um índice de negação de 40%”, diz.

O primeiro transplante realizado no HUWC aconteceu em 18 de maio de 2002 e até o momento 606 cirurgias já foram realizadas. “A satisfação é imensurável. Em 2012, completaremos 10 anos de serviço com resultados excelentes”, conclui o Dr. Huygens.

Fonte: Prof. Huygens Garcia, Chefe do serviço de Transplante Hepático do HUWC - (fone: 85 3366 8235)