Biblioteca Universitária inicia planejamento estratégico

A Biblioteca Universitária realiza até esta sexta-feira (21) o Seminário do Sistema de Bibliotecas da UFC. Nos dois dias, as bibliotecas suspenderão o atendimento ao público e não haverá cobrança de multas referentes ao período. O Seminário acontecerá na Biblioteca de Humanidades, no Campus do Benfica, em Fortaleza.

O tema do encontro é “Um novo tempo, um novo olhar: construindo o futuro da Biblioteca Universitária”, com foco na elaboração do seu planejamento estratégico.

Segundo o Diretor da Biblioteca da UFC, Jonatan Soares, o evento visa “promover o encontro entre os servidores e demais colaboradores, suscitando o diálogo e a discussão em torno dos pontos fracos e fortes do ambiente interno, e principalmente nos desafios e oportunidades do contexto externo, como forma de preparar-se para o futuro. O propósito é direcionar de forma planejada as ações para a melhoria dos serviços, produtos e processos, com foco na missão, visão e valores da BU, em sintonia com as aspirações estratégicas da Universidade”.

O programa terá início às 8h com a palavra de autoridades universitárias, que apresentarão sua visão a respeito do papel da Biblioteca Universitária no contexto acadêmico. Em seguida, o Prof. Maxwel Veras Rodrigues, do Departamento de Engenharia Mecânica e de Produção da UFC, proferirá palestra sobre o Balanced Scorecard (BSC), metodologia de medição e gestão de desempenho utilizada como sistema de gestão estratégica.

Nas tardes dos dias 20 e 21, grupos de trabalho se reunirão para discutir e registrar suas ideias. Posteriormente, as contribuições serão analisadas e consolidadas pela Comissão de Elaboração do Planejamento Estratégico da BU. Em nova reunião, o Planejamento Estratégico será validado pelo Sistema de Bibliotecas em conjunto com os funcionários.

Fonte: Francisco Jonatan Soares, diretor da Biblioteca Universitária/UFC – (fone: 85 3366 9507)