Equipe Siará Baja preparada para competição na Bahia

Entre os dias 4 e 6 de novembro de 2011, ocorrerá em Camaçari (Bahia), a etapa regional da competição de minibajas (protótipos de carros off-road). A equipe Siará Baja, vinculada à Universidade Federal do Ceará, faz os últimos ajustes do carro e, agora, quer garantir a viagem de seus integrantes.

A competição de protótipos de carros off-road é organizada pela Sociedade de Engenharia da Mobilidade (SAE, sigla oficial em inglês). A equipe Siará Baja da Universidade Federal do Ceará está fazendo os últimos ajustes do protótipo do carro e, agora, quer garantir a viagem de seus integrantes.

A equipe Siará Baja é formada por 14 alunos, sob a coordenação do Prof. Carlos André Dias Bezerra e orientação do Prof. Francisco José Wanderley Osterne, do curso de Engenharia Mecânica da UFC. Como integrantes do Projeto Mini Baja, de extensão, eles cumprem todas as etapas para a construção do protótipo off-road que participa de competições organizadas pela SAE em nível regional e nacional.

"Temos um carro extremamente competitivo, ficou em 3º lugar no enduro do ano passado e com as modificações atuais, tem grande potencial de alcançar o topo do pódio. No momento estamos fazendo os ajustes finais para finalizar o carro e prevemos que esteja finalizado no dia 22 de outubro", informa Francisco José Matos de Sousa Júnior, graduando em Engenharia Mecânica da UFC e membro da equipe.

O desafio agora, diz, é conseguir apoio ou patrocínio para levar a equipe à Bahia. "Já conseguimos o transporte do carro, agora falta o dos alunos", diz Francisco. A competição em Camaçari vai reunir estudantes e professores de universidades e institutos politécnicos de estados do Nordeste e Norte.

PERFORMANCE - O Mini Baja é um veículo tipo gaiola, monoposto, de quatro rodas, que deve ser concebido para trafegar em variados tipos de terreno (fora-de-estrada). Trata-se, portanto, de um veículo robusto e capaz de operar nas mais variadas condições de terreno, devendo manter inalterada sua configuração física e sua performance. O veículo é idealizado para competições esportivas e para fins recreativos e deve ser capaz de oferecer total segurança para o piloto e eventuais indivíduos que possam entrar em contato direto com o protótipo.

Fonte: Francisco José Matos de Sousa Júnior, aluno de Engenharia Mecânica e membro Equipe Siará Baja - (fone: 85 3366 9632 - ramal 216 / 8106 9613)