Debate abre quinta-feira (24) curso sobre relações raciais na mídia

O pesquisador Júlio Cesar Tavares, doutor em Antropologia e professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), fará palestra, seguida de debate, nessa quinta-feira (24), a partir das 18h30min, no lançamento do curso sobre raça e etnia para profissionais da comunicação "Camutuê - Comunicação livre de racismo".

O evento acontece no auditório do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC) – Av. da Universidade, 2346, Benfica. Na ocasião, haverá o lançamento da história em quadrinhos "Procura-se Mombaça", da Profª Silvia Maria Vieira dos Santos.

O curso é uma iniciativa da ONG Instituto de Juventude Contemporânea, com patrocínio do Plano de Ação Conjunto Brasil-Estados Unidos para a Promoção da Igualdade Racial e Étnica, fruto de parceria da Brazil Foundation com a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, e apoio de diversas instituições, dentre elas a Universidade Federal do Ceará. Tem o objetivo de formar 40 pessoas da área de comunicação, entre profissionais e estudantes, para lidar com a temática raça e etnia.

Será desenvolvido entre janeiro e junho de 2012, em 10 encontros formativos quinzenais e em um seminário. Por meio de parceria com a Universidade Estadual do Ceará (UECE), oferecerá certificado de extensão universitária.

Apóiam também o Camutuê: ADUFC, Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e da Secretaria de Cultura de Fortaleza, Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Estado do Ceará, Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará, Canal Futura, Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e Associação Cearense de Imprensa (ACI).

Fonte: Rafael Mesquita, Assessoria de Comunicação IJC - (fone: 85 8877 8852)