Debate no Campus do Benfica discutirá Mídia e Direitos Humanos

O Auditório Rachel de Queiroz, na Área 2 do Centro de Humanidades da UFC, sediará o debate "Mídia e Direitos Humanos: uma análise dos programas policias no Ceará", na quarta-feira (23), às 18h30min. O objetivo é discutir questões como direitos humanos, controle social, responsabilidade social da mídia, dentre outras.

A promoção é do Fórum Cearense de Direitos Humanos (FCDH) e do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente do Ceará (Cedeca). Na ocasião, será lançada a publicação "Televisões: violência, criminalidade e insegurança nos programas policias do Ceará".

A mesa de abertura contará com a participação de Mário Mamede (militante dos Direitos Humanos), Raimundo Madeira (jornalista), Efferson Mendes (rede Orçamento e Participação Ativa) e Cláudio Silva (FCDH). A assessora de comunicação do Cedeca Ceará, Aline Baima, irá apresentar a publicação, seguida de debate com a Profª Inês Vitorino, do Instituto de Cultura e Arte da UFC, que abordará experiências e modelos de comunicação que garantem programação de qualidade, e com a jornalista Helena Martins, do Coletivo Intervozes, que discorrerá sobre mídia e direitos humanos.

Fruto de um projeto do FCDH, executado pelo Cedeca Ceará e apoiado pelo Fundo Brasil de Direitos Humanos, a publicação analisou, em 19 capítulos, as abordagens dos programas policiais sob diversos aspectos, desde os critérios jornalísticos ao tratamento de temas relacionados aos direitos humanos. Os textos foram escritos pelo jornalista Raimundo Madeira, em diálogo com integrantes do FCDH.

O trabalho envolveu a gravação de mais de uma centena de edições dos cinco programas policiais veiculados entre 6 de abril e 19 de junho de 2010. Ao todo, foram analisadas 42 edições, 10 de cada um dos quatro programas diários (“Barra Pesada”, “Cidade 190”, “Comando 22” e “Rota 22”) e, proporcionalmente, duas do programa semanal “Os malas e a lei”. O material conta também com entrevistas, realizadas com quatro apresentadores de programas policias locais.

Participaram do processo de elaboração da publicação quatro representantes dos movimentos sociais: Fórum Cearense de Mulheres, Movimento dos Conselhos Populares, Movimento dos Trabalhadores Sem Terra e Rede OPA, que acompanharam a análise dos programas e discutiram temas como controle social, gênero, raça, sistema carcerário, mídia e violência.

Fonte: Aline Baima, Assessora de Comunicação do Cedeca - (fone: 85 3252 4202)