Produção audiovisual no Brasil é tema de palestra no Campus do Benfica

Nesta sexta-feira (18), às 18h, o último encontro do "Ciclo de Palestras Direito à Comunicação – a sociedade quer discutir a sua mídia" trata da produção audiovisual no Brasil. O evento será no Auditório Rachel de Queiroz (Área 2 do Centro de Humanidades), é aberto ao público e contará com a presença de intérpretes de Libras.

Participa do encontro a jornalista Carolina Ribeiro, pesquisadora do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e integrante do Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social. A jornalista discutirá as políticas públicas de comunicação, com foco no setor do audiovisual, debatendo a Lei nº 12.485/2011, aprovada em setembro, que unifica a regulamentação de TV por assinatura no País. A nova legislação torna ilimitada a participação do capital estrangeiro nesse mercado, mas garante espaços e financiamento ao conteúdo independente na grade de programação dos canais fechados.

Também participa da discussão Thalles Gomes, integrante da Brigada de Audiovisual da Via Campesina, que apresenta a experiência de produção dos movimentos populares e discute a utilização dos recursos tecnológicos como estratégia política.

O Ciclo continua com aula no sábado (19), ministrada por Carolina Ribeiro, no auditório do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Ceará (ADUFC), situado na Av. da Universidade, 2346. A entrada é gratuita, mas o espaço é limitado a 50 pessoas.

O Ciclo de Palestras é uma realização do Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social e da UFC, através dos cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e da Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional. Conta com o apoio da ADUFC.

Fontes: Helena Martins e Mônica Mourão, da organização do Ciclo de Palestras - (fone: 85 8793 4091 / 8616 2627)