Leitura de obras do alemão Heinrich von Kleist acontece em Fortaleza

A Casa de Cultura Alemã da Universidade Federal do Ceará e o Armazém da Cultura participam, nesta segunda-feira (21), de 16h às 19h, de leitura mundial de obras do autor alemão Heinrich von Kleist (Frankfurt an der Oder, 18 de Outubro de 1777 – Berlim-Wannsee, 21 de novembro de 1811).

A atividade é incentivada no mundo inteiro pelo Festival Internacional de Literatura de Berlim (Internationales Literaturfestival Berlin) e pela Sociedade Heinrich von Kleist (Heinrich-von-Kleist-Gesellschaft).

Atualmente, 137 cidades de todo o mundo participam do projeto. A leitura em Fortaleza acontece no Armazém da Cultura (Rua Jorge da Rocha, 154 – Aldeota), com a participação de artistas do Teatro Máquina, sob a direção de Fran Teixeira; da pesquisadora Maria Rejane Reinaldo, da Universidade Federal da Bahia; de Tiago Moreira Fortes, ator e Prof. do Curso de Licenciatura em Teatro da UFC; e de integrantes da Casa de Cultura Alemã, além de demais interessados.

As inscrições podem ser solicitadas através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone 3366.7643. Também será possivel se inscrever no local. Será emitido certificado de quatro horas/aula.

Heinrich von Kleist é considerado uma figura moderna que, na virada do século XIX, vivenciou ativamente as mudanças políticas e sociais da Alemanha, apesar de sempre ter tido condições de vida muito instáveis, mesmo oriundo de família nobre. A partir de crises, desenvolveu suas ideias e seus projetos de vida, que foram revistos e renovados por pesquisadores e críticos posteriormente.

Com 15 anos, Kleist entrou no Exército prussiano, de onde saiu ao adquirir o grau de tenente. Também cursou Filosofia, Física, Matemática e Ciências do Estado em sua cidade natal, Frankfurt (Oder). Nas suas obras narrativas literárias e no teatro, ele se destaca por antagonismos, tanto na representação das relações humanas e do fracasso como no desejo da criação radical de formas.

Os protagonistas de Kleist agem e fracassam na realidade, o que faz suas obras serem atraentes no mundo inteiro. Kleist foi versátil em muitas áreas e compulsivo, desejava a felicidade e mantinha um ideal que consistia na sua realização como escritor autônomo, o que lhe incentivou.

Fonte: Üte Hermanns, Professora Visitante e Coordenadora Cultural da Casa de Cultura Alemã da UFC - (fone: 85 3366 7643)