Labomar vence prêmio nacional e é finalista do Prêmio Santander

O Instituto de Ciências do Mar (Labomar), da UFC, tem obtido reconhecimento por vários projetos de pesquisa e extensão. Além de ser finalista do Prêmio Santander Universidade Solidária, o Labomar conquistou o 1º lugar no Prêmio Almirante Franco, um dos mais importantes do País na área de oceanografia física e sensoriamento remoto de oceanos.

A premiação deste último ocorreu, em outubro, no Rio de Janeiro, durante o IX Simpósio sobre Ondas, Marés, Engenharia Oceânica e Oceanografia por Satélite. O trabalho vencedor foi o "Use of fuzzy logic to identify swell generation regions from Synthetic Aperture Radar (SAR) data", do mestre em Ciências Marinhas Tropicais Eduardo Guilherme Gentil Farias.

O estudo mostra que a análise baseada em um algoritmo com a lógica fuzzy é capaz de identificar a região do Atlântico Norte onde se formam as ondas que causam as ressacas no nosso litoral. Além disso, este método pode ser usado para verificar a origem de fortes ondas de longo período do tipo Swell e, adicionalmente, como uma ferramenta para validar previsão do tempo e a precisão dos modelos de propagação de ondas para todo o Oceano Atlântico. O método pode se tornar uma ferramenta útil para estudar os sistemas de propagação de onda em todo o mundo.

UNIVERSIDADE SOLIDÁRIA – O Labomar também representa a UFC no Prêmio Santander Universidade Solidária, que visa incentivar projetos que levem à geração de renda em setores da sociedade. Coordenado pela Profª Danielle Garcez, o trabalho finalista é intitulado "Bases sustentáveis para o cultivo da alga Gracilária como subsídio à melhoria de renda pra comunidade costeira da Praia da Baleia".

O objetivo é aperfeiçoar o processo produtivo e recuperar os bancos naturais de algas na região, através de estudos sobre o cultivo do produto em cativeiro. De acordo com Danielle, o projeto também pretende promover capacitação dos produtores, cursos de culinária com uso de algas e outras ações que estimulem o consumo e gerem renda de forma sustentável.

A premiação será feita em 21 de novembro e os vencedores serão contemplados com R$ 50 mil, que deverão ser investidos na execução do projeto.

Fonte: Instituto de Ciências do Mar - (fone: 85 3366 7000 / 3366 7005)