Processo seletivo para Residência Médica será unificado no Ceará

Convênio firmado entre a Universidade Federal do Ceará e as instituições públicas e privadas que oferecem Programas de Residência Médica no Ceará estabelece a realização de processo seletivo unificado. A decisão passa a valer nas seleções de 2012. Serão ofertadas 392 vagas.

O objetivo da parceria é aperfeiçoar os programas de Residência existentes no estado, aliando políticas de formação profissional às políticas públicas de saúde e tornando o processo mais democrático e transparente, além de reduzir a burocracia e os custos envolvidos. Outra preocupação é diminuir o número de vagas ociosas nessa modalidade.

A UFC coordenará plano de trabalho para a execução do processo seletivo, através da Residência Médica dos Hospitais Universitários, que tem como coordenador o médico Salustiano Gomes de Pinho Pessoa. A elaboração das provas também ficará a cargo da Instituição, por meio do Núcleo de Concursos e Avaliações em Saúde (Nucas – UFC), coordenado pelo Prof. Marcelo Alcântara. O Programa de Residência Médica do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), que completará 50 anos de criação em 2012, é o mais antigo do Estado.

As 392 vagas estão distribuídas em 40 especialidades médicas em todo o Estado. Dessas, 243 são para acesso direto de graduados em medicina e 149 exigem residência anterior. A publicação do edital está prevista para o mês de dezembro.

O Coordenador de Ensino e Pesquisa dos Hospitais Universitários da UFC, Renan Montenegro Júnior, informa que a proposta está em sintonia com as diretrizes e orientações dos ministérios da Educação e da Saúde. Ele qualifica a mudança como "o início de um processo de integração entre os programas de residência, evoluindo para um melhor resultado em termos de capacitação médica e pós-graduação, o que proporcionará uma melhor assistência a população".

Fonte: Lorena Martins, do Núcleo de Imprensa e Marketing do Hospital Universitário – (fone: 85 3366 8186 / 8116 5042)