"Ensino do Jornalismo no Ceará" ganha edição atualizada

Em homenagem aos 45 anos do Curso de Comunicação da UFC, o primeiro a oferecer graduação em Jornalismo no Estado, acaba de sair, pelas Edições UFC, o livro "Ensino do Jornalismo no Ceará – Volume II" (Edições UFC, 196p. R$ 25,00), organizado pela professora e jornalista Adísia Sá.

A obra amplia e atualiza o "Ensino de Jornalismo no Ceará", livro lançado em 1979 e esgotado. Adísia traz, agora, informações sobre o curso da UFC e dos outros cursos de Jornalismo que surgiram no Ceará. Para escrever a nova obra, a autora convidou ex-alunos seus, professores e profissionais de Comunicação. A apresentação é feita pelo Prof. Gilmar de Carvalho.

No primeiro capítulo, a Profª Adísia reconta a trajetória do curso de Jornalismo da UFC, desde sua idealização em reuniões na Associação Cearense de Imprensa, em 1964. No segundo capítulo, o Prof. Anchieta Dantas escreve sobre “Fanor: O Ensino do Jornalismo com Foco no Mercado e no Desenvolvimento de Competências”.

A Profª Erotilde Honório, ex-aluna e ex-professora do então curso de Comunicação Social da UFC, hoje na Universidade de Fortaleza, é autora do capítulo “Histórico dos cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo da Unifor (1997 – 2010)”.

A história da Comunicação da UFC reaparece nos capítulos “De Publicidade a UFC só tinha Propaganda”, de André Nogueira; “História do Centro Acadêmico Tristão de Athayde em Três Tempos”, do jornalista e ex-professor do curso Francisco Souto Paulino; “Perspectivas do Programa de Pós-Graduação da UFC”, das professoras Márcia Vidal e Inês Vitorino; e “Tudo valeu a pena”, escrito pela Profª Ivonete Maia, egressa da primeira turma do curso de Jornalismo da UFC e Presidente da Associação Cearense de Imprensa.

A jornalista e escritora Luiza Helena Amorim traça um painel do surgimento e desempenho de cursos de jornalismo em instituições particulares no Ceará. Para encerrar, o jornalista e professor Nilton Almeida, no capítulo “Embrião de lutas a intermitência dos diálogos” trata da relação do curso com as entidades representativas dos profissionais de Jornalismo.

Fonte: Edições UFC - (fone: 85 3366 7499)