Jornalista Agostinho Gósson toma posse como Ouvidor da UFC

Tomou posse nas funções de Ouvidor da UFC, na sexta-feira (1º), o Prof. Agostinho Gósson. Ele substitui a Profª Ivonete Maia. O novo Ouvidor é professor do Curso de Comunicação Social da UFC e apresentador do programa Rádio Debate, da Rádio Universitária FM, atividades que manterá, paralelamente, ao trabalho na Ouvidoria.

Agostinho Gósson, Ivonete Maia e Jesualdo FariasO jornalista Agostinho Gósson, ao discursar na posse, lembrou dos encontros que o destino prepara para ele e Ivonete Maia, como o fato de a ter substituído na direção da Rádio Universitária e de ter assumido a vaga deixada pela aposentadoria da colega no Curso de Comunicação. Foi também Ivonete, que ocupou o cargo de ouvidora da UFC por três anos e 10 meses, quem o levou a militar no Sindicato dos Jornalistas do Ceará, entidade da qual os dois foram presidentes. Agora, ele a substitui na Ouvidoria da UFC.

Ao despedir-se das funções, Ivonete Maia admitiu que acaba de exercer sua última missão na Universidade e recordou o início de tudo, em 1971, quando integrou grupo de assessoria do então Reitor Walter Cantídio. Garantiu que dar uma parte de sua vida à Instituição valeu à pena. Dirigindo-se ao novo Ouvidor, observou que o desafio da Universidade é lidar com as desigualdades e que a missão de cada um dos que fazem a Instituição é desempenhar bem o papel de "servidor público" e não ser apenas um funcionário público.

Agostinho Gósson é o novo ouvidor da UFCO Reitor Jesualdo Farias entregou placa de reconhecimento ao trabalho desenvolvido por Ivonete Maia, dizendo que todas as palavras seriam poucas para agradecer o conforto que era tê-la como Ouvidora. Aos presentes, e principalmente ao Ouvidor Agostinho Gósson, lembrou que, nos últimos quatro anos, surgiu uma outra UFC, composta por uma comunidade de aproximadamente 40 mil pessoas, o que aumentou o trabalho da Ouvidoria.

Agradecendo a confiança do Reitor em nomeá-lo para as funções, Agostinho ressaltou que o Ouvidor não é um assessor da Reitoria ou da Administração Superior, e sim da comunidade. "É nessa posição que me sinto, mantendo o compromisso de seguir a orientação do Reitor no sentido de manter uma Ouvidoria ativa", assegurou.

Estiveram presentes à posse do novo Ouvidor os pró-reitores de Administração, Luis Carlos Uchoa Saunders, e Clarisse Ferreira Gomes, de Assuntos Estudantis; a Profª Adisia Sá, Ombudsman Emérita do jornal O Povo; e a Presidente da Associação Brasileira de Ouvidores – Seção Ceará, Dayse Fuques, além de colegas, alunos e ex-alunos do Prof. Agostinho Gósson.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC - fone: 85 3366 7331 / 85 3366 7332