Núcleo de Inovação Tecnológica é inaugurado no Campus do Pici

Foi inaugurado, na manhã de segunda-feira (12), o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Universidade Federal do Ceará, situado na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, no Campus do Pici. O Núcleo tem como missão promover o intercâmbio entre a Universidade e os segmentos da economia regional.

A solenidade de inauguração contou com a presença do Reitor Jesualdo Farias, do Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Gil de Aquino Farias, e do Presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), Tarcisio Pequeno, assim como de coordenadores dos cursos de pós-graduação da UFC nos campi de Fortaleza e Interior do Ceará.

O Prof. Jesualdo Farias ressaltou que a expansão dos cursos na pós-graduação foi maior do que na graduação, destacando a contribuição dos pesquisadores que colocam a Instituição como líder na produção científica, "o que prova que temos uma comunidade madura”. Já o Prof. Gil Aquino explicou que os pesquisadores encontrarão no NIT a orientação necessária para proteger resultados de pesquisas que tenham gerado novos produtos e processos, bem como para proteger inovações em objetos suscetíveis de aplicação industrial.

Servindo de interface entre a academia e o setor produtivo, o NIT é responsável por auxiliar na proteção da propriedade intelectual das pesquisas desenvolvidas na UFC e em todo o Ceará, impulsionando a inovação tecnológica, não só no ambiente acadêmico, mas em todo o Estado. Também orientará os interessados em registrar marcas, softwares, desenhos industriais de produtos e novas variedade de plantas, bem como dará assessoria às negociações de transferência de tecnologia.

Fonte: Profª Selma Elaine Mazzetto, coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica - (fone: 85 3366 9169)

Foto: Davi Pinheiro