Fica encerrado hoje Seminário de Acesso ao Ensino Superior 2011

Com a presença de representantes de 37 universidades federais, 12 estaduais, duas privadas e oito Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, fica encerrado hoje (6), em Fortaleza, a edição 2011 do Seminário de Acesso ao Ensino Superior (SAES), organizado este ano pela UFC. As atividades prosseguem na Casa de José de Alencar.

O evento trouxe o tema “Modelos e Desafios” em debates, palestras e mesas-redondas. Os trabalhos do Seminário foram abertos com a fala do Reitor Jesualdo Farias, da Universidade Federal do Ceará. O gestor observou o diálogo travado atualmente entre o modelo tradicional e o novo modelo de acesso (o Exame Nacional do ensino Médio – ENEM como processo de seleção das universidades), afirmando que a mudança parece ser irreversível. O Prof. Jesualdo Farias admitiu que ainda há muito a ser discutido a respeito dos critérios para o acesso ao Ensino Superior e garantiu que procura ouvir todas as sugestões sobre o processo, até mesmo as mais radicais vindas dos estudantes.

Além dos processos seletivos, o Reitor da UFC ressaltou que outra preocupação dos educadores deve ser a ociosidade de vagas nas universidades (públicas e privadas), bem como a evasão. “A qualidade do material humano que chega às Instituições de Ensino Superior também deve ser motivo de preocupação”, acrescentou o Reitor, esclarecendo que não se refere apenas aos estudantes, mas também aos professores e servidores técnico-administrativos. Ele lembrou ainda que existe dificuldade no recrutamento de recursos humanos para o exercício de funções em campi do Interior do País.

“Superando uma visão fragmentada da educação” foi o assunto escolhido pelo Prof. Custódio Almeida, Pró-Reitor de Graduação da UFC, para sua palestra na abertura da programação nesta segunda-feira. Ele fez uma retrospectiva do processo que levou a UFC a optar pelo sistema Enem/SiSU como forma de selecionar estudantes para seus cursos de graduação. Reconheceu também que a Universidade pautava o Ensino Médio (privado) no Ceará, principalmente em Fortaleza, de tal forma que já estava se tornando um modelo corrosivo.

O Prof. Custódio Almeida também levantou a questão de vagas ociosas nas universidades, que é, em muitos casos, um paradoxo. Na própria UFC, há cerca de 200 vagas nessa situação e um contingente de 40 mil estudantes querendo ingressar em seus cursos. O convidado disse que pretendia provocar discussões com sua participação, mas admitiu que, no Ceará, o Enem/SiSU mostrou-se um processo mais inclusivo que o vestibular tradicional.

O Prof. Lino de Macedo, da Universidade de São Paulo (USP) foi um dos integrantes da comissão que elaborou o Enem na forma atual. Ele abordou em sua palestra sobre o exame o tema “Habilidades e Competências: conceitos e aplicações”. Lino é professor titular na área de Psicologia do Desenvolvimento e doutor em Psicologia pela USP, instituição na qual desenvolveu sua carreira docente, no Instituto de Psicologia. Trata-se de um dos maiores estudiosos da Teoria de Piaget no Brasil.

Hoje, na Casa de José de Alencar, acontecem os encontros regionais, através da divisão dos participantes em grupos do Norte/Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste, que depois se encontrarão em plenária e anunciarão oficialmente o local do SAES – 2012: Palmas, no Tocantins.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional - (fones: 85 3366 7331 / 3366 7332)

Fotos: Jr. Panela