Administração Superior adota medidas e planeja mudanças na segurança da UFC

A UFC está atenta aos recentes casos de violência nos campi da Instituição e tem ampliado discussões sobre as medidas a serem tomadas para coibir o problema. Segunda-feira (16), houve reunião entre a Administração Superior e o comandante do Programa Ronda do Quarteirão (Governo do Estado/Polícia Militar).

O Coronel Gomes Filho prometeu intensificar ações no entorno dos campi do Benfica e do Porangabuçu. Desde meados de fevereiro deste ano, viaturas do Ronda passaram a circular dentro do Campus do Pici, o que, segundo a Divisão de Vigilância e Segurança da UFC, ajudou a reduzir o número de ocorrências. Também no Pici, cerca de R$ 75 mil estão sendo investidos em urbanização (ordenamento do estacionamento, pavimentação, poda de árvores, capinação) e na recuperação da iluminação, sobretudo em áreas mais isoladas. Todo o terreno desse campus foi murado, em obra finalizada no segundo semestre do ano passado.

Em abril, uma linha telefônica exclusiva para denúncias (3366.9190) foi criada para receber chamadas 24 horas, oriundas de todos os campi. Além disso, houve aumento no contingente de vigilantes e porteiros, que hoje chega a cerca de 470 homens.

MUDANÇAS – Além de medidas que visam à redução de ocorrências no ambiente universitário, a Administração Superior discute ainda novas ações. Está em debate a possibilidade de acesso, quando necessário, de policiais do Ronda do Quarteirão também dentro de outros campi, assim como já ocorre no Pici. Entretanto, de acordo com o Pró-Reitor de Administração da UFC, Prof. Luís Carlos Uchôa Saunders, a iniciativa requer reflexões aprofundadas e, principalmente, participação de estudantes, professores e servidores técnico-administrativos na discussão.

Também está em fase de estudo uma série de mecanismos de fiscalização nos campi, como a implantação de acesso eletrônico e câmeras de monitoramento. “É preciso cautela em cada ação que pensemos em implementar. Ao mesmo tempo em que precisamos garantir a segurança, também devemos preservar as conquistas históricas de autonomia universitária e a liberdade que marca a rotina na Instituição”, explicou Saunders.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional - (fone: 85 3366 7331 / 3366 7332)