Aberta ao público exposição comemorativa dos 50 anos do MAUC

Está aberta ao público, desde a noite da última quarta-feira (22), a exposição histórica que reúne fotos, reproduções de documentos, painéis, textos explicativos e obras dos artistas fundadores do Museu de Arte da UFC, assinalando a passagem dos 50 anos de fundação do equipamento.

Exposição 50 anos MAUCNa solenidade de abertura, o Diretor do MAUC, Prof. Pedro Eymar, fez um discurso cuja tônica foi o reconhecimento a todos que contribuíram para a criação e manutenção do Museu, ressaltando que a configuração atual do espaço é aquela com a qual sonhou o Reitor Antonio Martins Filho: eclética.

A criação do MAUC, há 50 anos, se deveu ao discernimento e à sensibilidade do Prof. Antonio Martins Filho, destacou o Reitor Jesualdo Farias ao iniciar sua fala, para em seguida ressaltar que já nos primeiros anos da Universidade, "movimentou-se para que aqui se formasse um acervo representativo das artes plásticas, não poupando esforços para que fossem adquiridas obras valiosas, de renomados artistas nacionais e internacionais". E, de "forma extremamente oportuna, o MAUC também se voltou para a arte regional, priorizando, em seus espaços, os pintores cearenses e as manifestações mais autênticas da arte popular nordestina", complementou.

Como parte das comemorações do cinquentenário do equipamento cultural, alunos da disciplina de Laboratório de Publicidade e Propaganda, do curso de Comunicação Social da UFC, planejaram e executaram a campanha "MAUC 50 ANOS", que incluiu novo layout para salas e peças publicitárias, como cartazes, spots e VTs, bem como a nova identidade visual do Museu.

Exposição 50 anos MAUCA mostra traça a trajetória do equipamento desde a fase pré-museu, de 1957 a 1960, passando pela evolução do acervo, a formação das coleções e mudanças na estrutura física do prédio. Na formação do Museu, o primeiro lote de trabalhos adquiridos foi o de arte popular do Ceará – xilogravuras e peças em barro e madeira –, por volta de 1958.

A exposição conta ainda com as obras de artistas como Barrica, Aldemir Martins, Floriano Teixeira, Estrigas e Nice Firmeza (os dois, presentes à solenidade e muito aplaudidos), Barbosa Leite e Vicente Leite, chamados de artistas fundadores, assim como daqueles que ganharam salas permanentes (Raymundo Cela, Chico da Silva, Descartes Gadelha e Antonio Bandeira).

O Diretor do MAUC, Pedro Eymar, adiantou que outras atividades estão previstas para festejar os 50 anos do Museu, como o retorno de oficinas de gravura, desenho e pintura, além de homenagens a artistas, ex-diretores, funcionários e ex-funcionários do Museu. Um edital da Caixa Econômica Federal dotará o MAUC de equipamentos que permitirão a digitalização do acervo deixado pelo artista suíço Jean-Pierre Chabloz.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC - fones: 85 3366 7331 / 85 3366 7332