Zeladores do Campus do Pici vão ser capacitados para combater dengue

Os funcionários terceirizados da área de zeladoria do Campus do Pici, da Universidade Federal do Ceará, vão participar de capacitação para torná-los aptos a identificar e combater focos de dengue em ambientes internos e externos da instituição. A capacitação acontecerá nos dias 11 e 18 de junho, de 7h às 11h.

No primeiro dia será a parte teórica, no auditório do Centro de Tecnologia, no Campus do Pici. No segundo dia, os participantes irão a áreas externas do Campus, para a parte prática.

A iniciativa é do Departamento de Atividades Auxiliares, por meio da Divisão de Zeladoria e Serviços Urbanos, da Pró-Reitoria de Administração da UFC, em parceria com a Secretaria Executiva Regional III, da Prefeitura de Fortaleza.

Participarão do treinamento 180 zeladores contratados pela UFC por intermédio da empresa Serval. O Diretor da Divisão de Zeladoria e Serviços Urbanos, João Portácio, explica que de três em três meses os agentes de saúde da Prefeitura fazem a visita de rotina do trabalho de prevenção à dengue. Com a capacitação, o Chefe do Departamento de Atividades Auxiliares, Marcelino Sousa, diz que os zeladores terão condições de suprir a ausência dos agentes no período entre uma visita e outra.

Segundo Marcelino, já foi feito o mapeamento interno e externo dos locais onde há mais risco de foco para o mosquito transmissor da dengue. "Fizemos mutirões de limpeza, principalmente na área do centro esportivo, no Campus do Pici", diz ele. Capacitados, os zeladores passarão a fazer um trabalho de rotina para evitar a propagação do mosquito. Marcelino informa que zeladores do Campus de Porangabuçu já fizeram essa capacitação e os do Campus do Benfica farão em data a ser agendada.

Fontes: Marcelino Sousa, Chefe do Departamento de Atividades Auxiliares - fone: 85 3366 9563 / João Portácio, Divisão de Zeladoria e Serviços Urbanos - fone: 85 3366 9561