Conferência sobre Educação Médica em Sobral

O semestre letivo 2011.1 do Curso de Medicina do Campus da UFC em Sobral será aberto sexta-feira (18), às 14h, com a conferência magna "Educação Médica", a ser proferida pela Profª Rosana Quintella Vilela.

Rosana é Coordenadora do Núcleo de Educação Médica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). A solenidade de abertura do semestre letivo será no auditório do Curso (Av. Comte. Maurocelio Rocha Pontes, 100 – Derby – Sobral). A visita da pesquisadora a Sobral é promovida pela Cátedra Visconde de Sabóia, criada pelo Colegiado do Curso de Medicina do Campus de Sobral em fevereiro de 2007.

A Cátedra se deve à importância da obra de Vicente Cândido Figueira de Sabóia, o Visconde de Sabóia, para as ciências médicas, a educação médica e odontológica e a filosofia no Brasil. Seu principal objetivo é a promoção de conferências, aulas, cursos, seminários e pesquisas relativas aos grandes temas que preocuparam seu patrono, em especial as relacionadas à medicina e ao ensino médico. Com isso, a Cátedra Visconde de Sabóia promove a visita de professores, pensadores e pesquisadores nacionais e estrangeiros, além da publicação de livros, revistas, periódicos e etc.

Além da Conferência, outro evento que abre o novo semestre letivo é a Cerimônia do Jaleco Branco, um momento de reflexão sobre o compromisso ético dos estudantes de Medicina. Os pais e paraninfos são convidados a entregar aos calouros o jaleco branco de aluno do Curso de Medicina, simbolizando o início dos estudos na área médica.

Fonte: Aline Costa Araújo, administradora do Curso de Medicina da UFC em Sobral - fone: 88 3611 8000