Matemática realiza Workshop de Análise Geométrica

O Programa de Pós-Graduação em Matemática da UFC (PGMAT) promove, entre os dias 14 e 25 de fevereiro, no Bloco 914 do Campus do Pici (1° andar - Sala 4), a quarta edição do Workshop de Análise Geométrica.

O evento traz em sua programação minicursos e conferências com pesquisadores de renome nos âmbitos nacional e internacional. Neste ano, a UFC receberá 21 docentes de diferentes áreas da Matemática, incluindo seis estrangeiros, oriundos das universidades de Columbia (Estados Unidos), Valencia (Espanha) e Instituto Joseph Fourier (França).

Dentre os convidados, estão os professores Djairo Figueiredo (Universidade Estadual de Campinas), Laurent Bessiéres (Instituto Joseph Fourier), Natasa Sesum (Universidade da Pennsylvania), Zindine Djadli (Instituto Joseph Fourier) e Gérard Besson (Instituto Joseph Fourier).

As opções de mini-cursos ofertados abrangem temas como "Equações elípticas quase-lineares", "Variantes do Fluxo de Ricci em cirurgias e suas aplicações" e "Equações de evolução geométrica". O workshop é uma das ações decisivas no processo de inserção internacional do PGMAT.

Também está prevista para agosto a comemoração do cinquentenário do Departamento de Matemática da UFC, que homenageará um de seus líderes e idealizadores, o Prof. Antônio Gervásio Colares.

O evento conta com apoio da Administração Superior da UFC e de órgãos como Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCTmat), Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e convênio bilateral ARCUS Rhône-Alpes Brazil.

Fonte: Prof. Jorge Lira, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Matemática (PGMAT) - fone: 85 3366 9885