Reitor expõe para vereadores situação do Hospital Universitário

O Reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Jesualdo Farias, recebeu, na tarde de quinta-feira (10), comitiva formada pelo Presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Acrísio Sena, e pelos vereadores Glauber Lacerda, Iraguassu Teixeira, João Batista Gomes da Silva, Eron Moreira (médicos e graduados pela UFC) e Antônio Henrique. Na sala de reuniões da Faculdade de Medicina, os visitantes ouviram exposição sobre o momento atual do Complexo Hospitalar, formado pelo Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) e Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC).

Admitindo que "a situação é crítica", o Prof. Jesualdo Farias ressaltou que "o problema requer soluções definitivas". O HUWC, cuja dívida atual está em torno de R$ 18 milhões, necessita de intervenções em sua infraestrutura. Referindo-se à Medida Provisória 520/2011, que permitiria ao Governo Federal criar uma empresa de serviços hospitalares, o Reitor disse ver nessa iniciativa uma maneira de solucionar problemas como o dos servidores terceirizados dos hospitais, que no Brasil somam 26 mil.

O Prof. Jesualdo mostrou, também, que o Hospital é referência nacional em transplantes de fígado. Fica entre os três primeiros do País, tendo à frente apenas o Hospital da Universidade de São Paulo (USP) e o Sírio Libanês, da rede privada. É o único no Ceará a fazer transplante de medula: já realizou dois procedimentos este ano e, em 2010, contabilizou 17 procedimentos.

O Reitor ressaltou que o HUWC além do atendimento que presta à comunidade, é hospital de ensino, pesquisa e extensão, o que faz com que tenha um custo maior. Falou também sobre procedimentos que em nenhum hospital público são realizados, uma vez que o SUS não cobre os custos.

Citou cirurgias como a do manguito, que tem um custo de R$ 2.240,98, sendo que o SUS remunera com apenas R$ 775,75. No HUWC, são feitas, anualmente, 150 mil consultas, 7 mil internações, 900 mil exames laboratoriais, 4 mil endoscopias e 5 mil cirurgias, disse o Prof. Jesualdo.

O médico Florentino Cardoso, Superintendente do Complexo Hospitalar, garantiu à comissão de vereadores que o interesse dos que trabalham no Hospital é "fazer sempre mais e melhor". Em sua fala, pediu o apoio dos vereadores no sentido de interferir junto à Prefeitura para que sejam tomadas decisões na área do entorno do Campus de Porangabuçu, essenciais para o bom funcionamento do HUWC.

O Diretor do HUWC, Dr. Eugênio Campos Maia, falando aos vereadores (alguns deles seus ex-alunos), disse que há 35 anos está na UFC, como professor, e quer continuar contribuindo. O Prof. Luciano Bezerra Moreira, Diretor da Faculdade de Medicina, também ex-professor dos médicos-vereadores visitantes, destacou a importância do HUWC para a formação dos estudantes de Medicina dos campi de Fortaleza, Barbalha e Sobral – hoje, 1.542 alunos.

Os vereadores, dois deles com filhos na Faculdade, lamentaram a situação do Hospital, fizeram indagações sobre servidores, repasse de recursos e sobre a MP 520/2011. Comprometeram-se a repassar aos demais membros do Legislativo municipal as informações recolhidas e a colaborar no que estivesse ao seu alcance. Após a reunião, eles percorreram as dependências do HUWC, e parte da Maternidade-Escola.

Leia mais: Iniciado o debate sobre MP dos Hospitais Universitários

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC - fones: 85 3366 7330 / 85 3366 7331