Capes/Brafitec aprova cinco projetos da UFC

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou o resultado dos novos projetos aprovados pelo edital da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) referente ao Programa Brafitec, parceria com a Conférence des Directeurs d´Écoles et Formations d’Ingénieurs (CDEFI).

Foram selecionados projetos de parcerias universitárias em todas as especialidades de engenharia, exclusivamente em nível de graduação. O objetivo é fomentar o intercâmbio entre Brasil e França e estimular a aproximação dos parâmetros curriculares, inclusive a equivalência e o reconhecimento mútuo de créditos obtidos nas instituições participantes.

Na Universidade Federal do Ceará, foram aprovados, para o biênio 2011/2012, o projeto "Consolidação do Programa de Intercâmbio Acadêmico entre a UFC e a Rede dos Institutos Nacionais de Ciências Aplicadas (INSAs)", envolvendo todas as engenharias do Centro de Tecnologia, coordenado pelo Prof. José Marques Soares, do Curso de Engenharia de Teleinformática. Outros dois projetos, em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), também foram aprovados.

Por sua vez, foram renovados o "Programme d'échanges académiques", da Engenharia de Teleinformática, coordenado João César Moura Mota, e "Mécanique, Eco-technologies et télécommunications", desenvolvido em parceria entre a UFC e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Cada proposta de projeto planejou as atividades considerando a duração de dois anos, podendo ser prorrogada por mais dois, de acordo com critérios das agências financiadoras. Os projetos selecionados serão contemplados com missões de trabalho e de estudo e recursos de material de consumo, concedidos por ano de projeto, para despesas com a aquisição de material de consumo.

Está prevista a concessão anual de até R$ 10 mil, que serão geridos pelo coordenador da equipe, em consonância com a Portaria Capes nº 028, de 27 de janeiro de 2010.

Fonte: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) - www.capes.gov.br