Cariri terá Estação Biblioteca Virtual em Saúde

O Curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará em Barbalha, no Campus do Cariri, vai ganhar, a partir desta sexta-feira (18), unidade da Estação Biblioteca Virtual em Saúde.

Com ela, gestores, profissionais de saúde, pesquisadores e outras pessoas interessadas terão acesso facilitado a 19 milhões de documentos técnico-científicos gerados por instituições acadêmicas e pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A solenidade de instalação, com a presença do Reitor Jesualdo Farias, será às 8h, no auditório daquele Curso (Rua Divino Salvador, 284, no Centro de Barbalha).

A Estação BVS compõe a Rede de Bibliotecas e Unidades de Informação Cooperantes da Saúde (Rede BiblioSUS). A instalação da unidade no Cariri é resultado de parceria entre o Curso de Medicina, o Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana da Saúde, por meio do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME/OPAS/OMS).

Para a Coordenadora-Geral de Documentação e Informação do Ministério da Saúde, Eliane Santos, a Estação BVS é uma das principais estratégias de popularização da BVS e de democratização do acesso à informação.

“Esta iniciativa não apenas contribui para a disseminação do conhecimento, como também colabora para o aumento da inclusão digital. É um espaço aberto para consultas, que auxilia o gestor, responsável pelas decisões administrativas e estratégicas, e os profissionais de saúde  que prestam atendimento à população, além da própria comunidade local”, destaca.

Após a instalação da Unidade, será feita uma capacitação para ensinar os participantes a pesquisarem nas fontes de informação disponíveis na Biblioteca Virtual. O curso prático será das 14h às 17h, no Laboratório do Curso de Medicina em Barbalha.

Mais informações: Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde: www.saude.gov.br/bvs / Estação Biblioteca Virtual em Saúde: http://estacaobvs.saude.gov.br / Biblioteca Virtual em Saúde Brasil: http://brasil.bvs.br / Rede BiblioSUS: www.saude.gov.br/bibliosus

Fonte: Curso de Medicina da UFC, Campus do Cariri - fones: 88 3312 5008 / 85 3312 5000