Palestra enfoca pesquisa sobre música de louvor na Índia

Na abertura do semestre letivo 2011.1 do Curso de Ciências Sociais, a cantora e pesquisadora Jyosna La Trobbe fará a palestra-show "Canto devocional e a performance do êxtase na Índia".

Será no próximo dia 17, das 18h30min às 20h30min, no auditório daquele Departamento (Av. da Universidade, nº 2995, 1º andar, Benfica). Jyosna La Trobbe é doutora em etnomusicologia pela Universidade de Londres.

Em sua tese de Doutorado, Jyoshna pesquisou o kiirtan, música de louvor cantada em diversas localidades da Índia, entre elas a tradicional comunidade de Rahr, onde ela fez seu trabalho de campo. Jyoshna está em turnê pelo Brasil desde 24 de janeiro e fica até 10 de março, ministrando workshops acadêmicos e práticos sobre kiirtan e música clássica indiana.

De acordo com a Profª Geísa Mattos, do Departamento de Ciências Sociais da UFC, além do interesse para o campo das Ciências Sociais, particularmente para a Antropologia, o evento deve interessar a outras áreas da comunidade acadêmica, como os cursos de Música, Psicologia e Filosofia.

Geísa explica que, na apresentação de duas horas, Jyosna fará um histórico da sua pesquisa, por meio de palestra e exibição de DVD, e ensinará aos participantes como cantar ragas (padrões melódicos) e ritmos da música clássica indiana.

O trabalho de Jyosna La Trobbe inclui desde concertos até apresentações em espaços públicos, como metrôs e outros. Versada na música pop ocidental e na música clássica indiana, ela realiza apresentações e workshops em diversos países do mundo.

Kiīrtan, "música de louvor" ou "cânticos de hinos", é considerado o melhor caminho para trazer bem-aventurança (ananda) para a deidade e êxtase para o devoto. A investigação de Jyosna perpassa seis grupos diferentes de kiirtan. Devido à falta de documentação e de fontes bibliográficas relevantes, sua investigação foi feita por meio da observação direta, entrevistas intensivas em campo, combinados com análises de música e vídeo, transcrição de material audiovisual e criação de um DVD.

Outras informações sobre a turnê de Jyoshna pelo Brasil estão no site: http://jyosnabrasil.blogspot.com.

Fonte: Geísa Mattos, professora do Departamento de Ciências Sociais da UFC - fone: 85 9925 8182