Ordem Nacional do Mérito Científico para professores

Os professores Lindberg Lima Gonçalves e Manoel Odorico de Moraes Filho, da UFC, foram admitidos na Ordem Nacional do Mérito Científico, na classe de Comendador. O Decreto foi assinado pelo então Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no dia 27 de dezembro passado. A Comenda é destinada a personalidades nacionais e estrangeiras que tenham contribuído de maneira efetiva para o progresso da Ciência e da Tecnologia. O Prof. Odorico Moraes foi inserido na categoria de Ciências Biológicas, enquanto o Prof. Lindberg Gonçalves ingressou na de Ciências Físicas.

Físico, o Prof. Lindberg Lima Gonçalves possui Doutorado em Física pela Universidade de Oxford, na Inglaterra. É Vice-Coordenador e professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência de Materiais do Centro de Tecnologia da UFC, além de conselheiro do Conselho Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação.

O Prof. Manoel Odorico de Moraes Filho é médico, tem mestrado em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará (1981) e doutorado em Oncologia pela Universidade de Oxford, na Inglaterra. É pesquisador na área de Farmacologia, com ênfase em Oncologia, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisa clínica, prospecção de moléculas com atividade antitumoral, produtos naturais, citotoxicidade, bioequivalência, fitoterápicos, toxicologia clínica e farmacologia clínica.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional - fones: 85 3366 7330 / 85 3366 7331