Alunos do Design de Moda fazem performance no Dragão Fashion

Grupo de sete alunos do Curso de Design de Moda da Universidade Federal do Ceará está desenvolvendo performance artística no Dragão Fashion, que se realiza no Centro de Convenções até sábado (16).

A atividade consiste na execução de um painel coletivo apresentando ao público em mais uma especialidade do profissional de moda: a ilustração. Serão abordadas referências à riqueza da cultura local, como as "Artesanias", tema principal do Dragão Fashion este ano.

A cada dia do evento, o grupo elabora, gradualmente, etapas do painel, que resultará numa ilustração de grandes proporções. A ação faz parte do Programa Bolsa Arte – Estilismo e Moda, coordenado pela Profª Adriana Leiria.

Cresce participação do Curso de Design de Moda no Dragão Fashion 2011 - Cinquenta alunos do Curso de Design de Moda da UFC participarão do Dragão Fashion Brasil 2011, de 12 a 16 de abril, no Centro de Convenções, em Fortaleza.

Vinte deles trabalharão no backstage e outros 30 na recepção do evento. Segundo a Profª Cyntia Tavares, Coordenadora do Curso de Design de Moda da UFC, "essa experiência de produção em um evento de moda é muito importante para a formação dos estudantes, pois é outro ramo de atuação do profissional que formamos".

O público que for ao evento poderá conhecer a produção dos alunos através de stand que será montado no Centro de Convenções. Lá, estarão expostos roupas e acessórios desenvolvidos pelos estudantes, inclusive as peças apresentadas nos concursos de Novos Talentos do Dragão Fashion de 2009 e 2010, quando equipes da UFC obtiveram segundo e primeiro lugares, respectivamente.

Este ano, mais uma equipe do Curso de Design de Moda é finalista do Concurso de Novos Talentos. A equipe Lixúria – formada pelas alunas Mayrla Canafistula, Laura Nefitali, Natassia Maia, Karine Matos, Flávia Rodrigues e Meiriane Nascimento, 4º semestre – concorrerá com outras oito equipes de todo o País.

A coleção criada pelos estudantes parte do pressuposto de que nem todo lixo é inútil. Por isso, resíduos indesejados foram transformados em materiais com valor agregado. É retomado o símbolo de luxúria das cortesãs do Século XVI, através de uma produção de moda que une os conceitos de velho e novo e de modernidade e antiguidade.

Caixas de leite, aros de bicicleta, alumínios de sucata, tampas de garrafa, fundos de lata e garrafas plásticas unem-se à criatividade para formar looks originais, feitos com materiais que iriam para o lixo, mas ganharam um novo destino. As peças são criadas e executadas de maneira artesanal, do design até o acabamento.

Outra novidade da participação do Curso no Dragão Fashion será a ida de algumas disciplinas da graduação para o espaço do evento. Segundo Cyntia Tavares, "isso facilitará a participação dos alunos em palestras e oficinas que também acontecem no evento e não causará atraso no calendário de aulas".

Fonte: Curso de Design de Moda da UFC - fones: 85 3366 9409 /  85 3366 9662