Missa de 3 anos de falecimento do Reitor Ícaro Moreira

O Reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Jesualdo Pereira Farias, convida a comunidade universitária para missa em memória do Reitor Ícaro de Sousa Moreira, em virtude do terceiro aniversário de seu falecimento.

A cerimônia será nesta sexta-feira (15), às 17h30min, na Igreja dos Remédios (Av. da Universidade, 2974 – Benfica).

LEGADO - Apesar de ter permanecido por apenas dez meses à frente da Reitoria da UFC, o trabalho do Reitor Ícaro permanece em projetos e iniciativas que seguem até hoje. Na graduação, por exemplo, há o Programa de Bolsa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid), ação implementada na época. No âmbito da Extensão, o número de projetos cresceu, no período, em 40%.

Na pós-graduação, 12 cursos subiram de conceito. Ícaro ainda transformou o Instituto de Cultura e Arte (ICA) em unidade acadêmica e levou para o Campus do Pici o Instituto de Esportes e Educação Física (Iefes), dentre outras realizações.

Outras marcas de seu legado foram o diálogo com diferentes setores da sociedade, a descentralização da administração e a presença mais forte da UFC no Interior do Estado, através da consolidação dos campi de Sobral, Cariri e Quixadá.

Como gestor maior da UFC, Ícaro Moreira destacou-se pelo perfil de dinamismo na sua liderança política e administrativa desenvolvendo projetos que visavam ao fortalecimento institucional, como a adesão ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), do Governo Federal, e o avanço na criação de novos cursos de graduação e pós-graduação.

Além disso, nos campi do Benfica e do Pici, lançou as bases de projetos de construções e reformas de prédios, salas de aulas e laboratórios.

TRAJETÓRIA DE VIDA - Ícaro Moreira nasceu a 23 de maio de 1952, em Campo Maior, Piauí. Era graduado em Química pela UFC (1976), com mestrado em Química Inorgânica pela UFC e doutorado em Química (Físico-Química) pela Universidade de São Paulo (1990). Realizou estágio de pós-doutorado em Bioinorgânica na Rutgers University, NJ – EUA (1991 – 1992).

Professor titular da UFC, ocupou diversos cargos administrativos na Universidade: Coordenador do Curso de Química, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química Inorgânica, Vice-Diretor do Centro de Ciências e Vice-Reitor.

Ícaro era, ainda, membro do Conselho Gestor do Fundo de Inovação Tecnológica do Estado do Ceará (Cogefit), representando as instituições de Ensino Superior públicas do Estado do Ceará, indicado pelo Conselho de Reitores das Universidades Cearenses (CRUC).

Seu trabalho acadêmico se desenvolvia na área de Química Inorgânica, com ênfase em reações de transferência de elétrons, metalofármacos, química de superfícies (SAMs) e complexos de rutênio e ferro.

Fonte: Gabinete do Reitor - fone: 85 3366 7306