Realizada oficina com coordenações de Graduação

Com cerca de 250 participantes, realizou-se, na última segunda-feira (11), a primeira Oficina de Gestão Acadêmica com as coordenações dos cursos de graduação da Universidade Federal do Ceará.

A iniciativa incluiu coordenadores, vice-coordenadores, secretários e coordenadores de programas acadêmicos dos campi de Fortaleza, Sobral, Quixadá e uma representação do Campus do Cariri.

Nesse campus será replicada a Oficina, segundo a organizadora do evento, Profª Inês Mamede. Ela explicou que as atividades da Oficina foram divididas em três momentos – informativo, formativo e interativo – para que cada participante perceba a importância de seu papel e se comprometa com o objetivo principal, que é a melhoria dos cursos de graduação da UFC.

Na abertura da Oficina, o Reitor Jesualdo Farias ressaltou o compromisso que a Universidade deve ter com seus estudantes, no sentido de oferecer o melhor para sua formação, e fez uma retrospectiva dos avanços nos últimos três anos, assinalando o crescimento dos cursos de graduação e pós-graduação, do número de professores e técnico-administrativos e da infraestrutura.

O Reitor deu ênfase ao esforço que todos devem fazer no sentido de sensibilizar os alunos a participar das provas do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) que serão aplicadas este ano, no segundo semestre.

O Exame tem o objetivo de aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências.

Em sua palestra, o Prof. André Jalles assegurou que se empenhará em fazer com que os estudantes percebam a importância de participar das provas do Enade, fazendo-lhes compreender que é bom para a Universidade e para seu futuro profissional.

ATIVIDADES – A primeira exposição da Oficina, no Momento Informativo ficou a cargo do Pró-Reitor de Graduação, Custódio Almeida; o Momento Formativo teve a participação dos professores Wagner Andriola e André Jalles, atuando como moderador o Prof. Cláudio Marques.

O Momento Interativo e Propositvo constou de trabalho em grupos heterogêneos, cada um com 20 participantes, que, após debates, fizeram um registro escrito do que foi trabalhado. No encerramento da Oficina de Gestão, foram eleitos os representantes para o fórum de Coordenadores.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC - fones: 85 3366 7331 / 85 3366 7332