UFC firma convênios com instituições alemãs

O Reitor Jesualdo Farias empreendeu viagem de trabalho à Alemanha, onde firmou convênios de cooperação entre a UFC e a Universität Lüneburg e o Helmholtz-Zetrum, instituto que desenvolve pesquisas avançadas em materiais.

Com a universidade alemã, o convênio alcança as áreas de Psicologia do Trabalho e Gestão e envolverá a mobilidade de estudantes de graduação, pós-graduação e professores dos cursos de Psicologia, Engenharia de Produção e Administração.

A parceria foi assinada pelos reitores da UFC, Jesualdo Farias, e o da instituição alemã, Thomas Wein. Os entendimentos foram encaminhados pelo Prof. Antonio Caubi Ribeiro Tupinambá, da UFC, que faz pós-doutorado em Psicologia Organizacional naquela universidade.

Com o Helmholtz-Zetrum, havia um intercâmbio incipiente, formalizado agora, a partir da assinatura do convênio, que é o primeiro entre o Instituto e uma Universidade do Norte e do Nordeste do Brasil.

O Instituto alemão, localizado em Geesthacht, ao sul do Berlim, desenvolve pesquisas nas áreas de soldagem por fricção, ligas de magnésio e caracterização de materiais metálicos, com ênfase em modernas técnicas de microscopia eletrônica, informa o Prof. Jesualdo Farias.

As pesquisas ali desenvolvidas têm aplicação na indústria aeroespacial e automotiva. Em sua visita, o Reitor esteve acompanhado dos professores Clayton Carvalho, Hélio Miranda e Marcelo Motta, que negociaram o convênio.

Tanto na Universität Lüneburg como no Helmholtz-Zetrum, os estudantes interessados podem passar de seis meses a um ano. Um pré-requisito é conhecer o idioma alemão.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional - fones: 85 3366 7331 / 3366 7332