Hospital das Clinicas reabrirá UTI com seis leitos em abril

A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) será reaberta em abril, com seis leitos, anunciou o Reitor da UFC, Prof. Jesualdo Pereira Farias, em entrevista coletiva, segunda-feira (21).

Ele disse ainda que a unidade de pediatria também voltará a funcionar no próximo mês. No encontro com a imprensa, o Reitor expôs toda a situação do Complexo Hospitalar da UFC, que inclui a Maternidade-Escola Assis Chateaubriand, e falou sobre a Medida Provisória 520/2011, que autoriza o Governo Federal a criar a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares e atinge diretamente os hospitais das instituições federais de ensino.

Existem 46 hospitais em 32 universidades brasileiras, que somam 10.272 leitos ativos e 1.502 inativos e têm uma dívida de, aproximadamente, R$ 500 milhões. O HUWC dispõe de 242 leitos e a Maternidade-Escola Assis Chateaubriand, de 220 leitos, constituindo-se a maior maternidade do Estado. A MEAC está com as finanças saneadas, mas enfrenta questões ligadas à contratação de servidores.

O HUWC, apesar da dívida atual que gira em torno de R$ 18 milhões, continua cumprindo suas atribuições de um hospital de ensino, pesquisa, extensão e assistência, além de ser uma referência em alguns setores. É o único do Ceará a fazer transplante de medula (em 2011 já realizou cinco dessas intervenções) e é o terceiro do País em transplante de fígado, estando à sua frente apenas os hospitais da Universidade de São Paulo e o Sírio Libanês, da rede privada, ambos em São Paulo.

O Prof. Jesualdo Farias ressaltou que o custo dos procedimentos e dos pacientes de hospitais universitários saem mais caros, porque são unidades de ensino, pesquisa e extensão e ainda atendem significativa parcela da demanda do Sistema Único de Saúde (SUS). No entanto o repasse de recursos feito é como se eles não tivessem atribuições específicas. Quanto à ocupação dos 170 leitos do HUWC, informou que, em janeiro, girou em torno de 78% e, em fevereiro, em 97% da capacidade.

Está em processo de licitação a compra de um aparelho de ressonância magnética. O Hospital foi equipado em 2010 com um aparelho de tomografia e os problemas que existiam, até a um ano atrás, no centro cirúrgico, foram resolvidos. Foi encaminhado ao Ministério da Educação projeto para a construção de mais quatro UTIs, cada qual com nove leitos.

Com a liberação dos recursos do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), os hospitais passarão a ter financiamento progressivo até 2012, num total de R$ 300 milhões, parte já liberada em fevereiro.

Respondendo às perguntas com relação à Medida Provisória 520/2011, o Reitor ressaltou que nenhuma universidade é obrigada a aderir e que uma condição essencial é que seja respeitada a autonomia das universidades. Informou que a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) preferiu manter-se neutra com relação à MP.

O Reitor disse, no entanto, entender que esta seria a maneira de solucionar o problema dos servidores dos hospitais que não são concursados, muitos deles com mais de 20 anos de serviços prestados. São cerca de 26 mil trabalhadores nessa situação em todo o Brasil, numa relação trabalhista considerada irregular pelo Tribunal de Contas da União, que determinara a demissão deles em dezembro de 2010. Para o Prof. Jesualdo Farias, a empresa a ser criada através da MP 520 só terá sentido se tiver um orçamento próprio, "dinheiro novo".

Acompanharam o Reitor Jesualdo Farias na entrevista coletiva o Vice-Reitor Henry Campos, o Superintendente do Complexo Hospitalar, médico Florentino Cardoso, e o presidente da SAMEAC, médico Sullivan Mota.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC - fones: 85 3366 7331 / 85 3366 7332

Atualizado em ( 01-Apr-2011 )