UFC instala Secretaria de Acessibilidade

Foi instalada nesta quinta-feira (24) a Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui, setor criado para coordenar ações e políticas institucionais rumo à inclusão de pessoas com deficiência.

A solenidade foirealizada no Auditório Valnir Chagas, da Faculdade de Educação (Rua Waldery Uchoa, 1 – Campus do Benfica), com a presença da titular da Secretaria, Profª Vanda Leitão, de representantes de instituições que militam pela causa e de alunos e funcionários cegos, surdos e cadeirantes, principais beneficiados pela criação da Secretaria.

O lançamento marca também a abertura do III Ciclo de Debates UFC Inclui, cujo tema é “Acessibilidade e Inclusão de Alunos com Deficiência na Universidade Federal do Ceará”.

Com atividades de março a novembro deste ano, o Ciclo tem o objetivo de ampliar a discussão sobre o tema em diferentes áreas do conhecimento e, principalmente, sensibilizar a comunidade acadêmica sobre as necessidades de pessoas com deficiência.

Estão previstos debates sobre acessibilidade na Internet, tecnologias assistivas, acessibilidade física em serviços de saúde, condições pedagógicas para ingresso e permanência de alunos com deficiência na UFC, dentre. Os encontros serão abertos ao público.

EM FUNCIONAMENTO - Embora o lançamento oficial seja nesta quinta-feira, as atividades da Secretaria de Acessibilidade já começaram. Além de organizar o III Ciclo de Debates, o grupo realiza um cadastro de estudantes, professores e funcionários da UFC que apresentam limitações na mobilidade. Atualmente, a Universidade não possui informações precisas sobre o assunto.

A equipe também começou a estabelecer parcerias com outros setores da Universidade, como a Coordenadoria de Obras e Projetos (COP), que, a partir de agora, deverá programar mudanças arquitetônicas nos campi da UFC, com o objetivo de promover a acessibilidade. O setor planeja, ainda, um pacote de ações de sensibilização da Universidade, que ainda desconhece os direitos das pessoas com deficiência.

A Secretaria funciona no andar térreo da Biblioteca do Centro de Humanidades (Área 1). Sua criação foi aprovada pelo Conselho Universitário (Consuni) em agosto de 2010, após vários anos de atividades do projeto UFC Inclui, um dos principais responsáveis por levantar a bandeira da acessibilidade na Instituição.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional - fone: 85 3366 7331

Atualizado em ( 24-Mar-2011 )