Procurar no portal

Avaliar desempenho é tema do III Seminário de Gestão Acadêmica

Na solenidade de abertura do III Seminário de Gestão Acadêmica da Universidade Federal do Ceará, na manhã desta quinta-feira (17), o Reitor Jesualdo Farias enfatizou que antes de se fazer qualquer tipo de avaliação, como se propõe o evento, é preciso conhecer a Universidade. Partindo desse principio, fez um retrato do processo de expansão da UFC nos últimos três anos. A conferencista convidada, Cláudia Maffini Groboski, Diretora de Avaliação da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação, explicou sobre as políticas de avaliação do Governo Federal para o ensino de graduação.

O Inep conduz todo o sistema de avaliação de cursos superiores no País, produzindo indicadores e um sistema de informações que subsidia tanto o processo de regulamentação, exercido pelo MEC, como garante transparência dos dados sobre qualidade da educação superior a toda sociedade.

Os instrumentos que subsidiam a produção de indicadores de qualidade e os processos de avaliação de cursos desenvolvidos pelo Instituto são o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e as avaliações in loco realizadas pelas comissões de especialistas.

Participam do Enade alunos ingressantes e concluintes dos cursos avaliados, que fazem provas de formação geral e de formação específica. As avaliações feitas pelas comissões de avaliadores designadas pelo Inep caracterizam-se pela visita aos cursos e instituições públicas e privadas, destinando-se a verificar as condições de ensino, em especial aquelas relativas ao perfil do corpo docente, as instalações físicas e a organização didático-pedagógica.

Após a conferência, seguiu-se uma mesa temática, tendo o Prof. Ciro Nogueira Filho (Secretário de Desenvolvimento Institucional) como moderador e como expositores os professores Wagner Bandeira Andriola (Coordenador de Avaliação Institucional) e André Jalles Monteiro (Coordenador de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas).

O Reitor Jesualdo Farias apresentou os mais recentes dados referentes à UFC, como o número de professores, que está em 1.897 docentes, dos quais 795 foram admitidos nos últimos três anos, o que representa índice de 42% de novos docentes.

Jesualdo também ressaltou o número de docentes portadores do Título de Doutor (1.210), o que leva a Instituição ao patamar das grandes universidades brasileiras. Nos últimos três anos foram empossados 416 servidores técnico-administrativos, o que representa 13,6% do total de 3.069 de servidores.

O crescimento no setor de recursos humanos foi acompanhado pela ampliação da infraestrutura da Instituição, em todos os setores: salas de aulas, laboratórios, equipamentos, reforma, ampliação e construção de blocos nos campi de Fortaleza, Sobral, Cariri e Quixadá, informou o Prof. Jesualdo, que ainda citou as melhorias em todos os equipamentos culturais da UFC e as realizações da Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional.

O Reitor destacou o que está sendo feito no Sistema de Bibliotecas da UFC, onde já foram investidos recursos da ordem de R$ 5 milhões em livros impressos, afora os 3.900 e-Books, e observou que está em andamento licitação de aproximadamente R$ 1,5 milhão para aquisição de novos livros.

Ao final, o Prof. Jesualdo Farias admitiu que, apesar de tantos avanços – embora reconheça que muito há para fazer, pois o passivo é enorme –, em alguns setores da própria Universidade não há esse reconhecimento. E, dirigindo-se aos estudantes presentes ao Seminário, aproveitou para lembrar que, no momento em que a classe estudantil se nega a fazer o Enade, por exemplo, está prejudicando a Universidade - e a situação acontece no País como um todo -, que não será avaliada pelo que realmente representa.

O Reitor garantiu que a última avaliação do MEC, quando a UFC ficou como a terceira do Nordeste, não corresponde à realidade, pois "a nossa Universidade é a primeira da região".

O III Seminário Gestão Acadêmica prossegue nesta sexta-feira (18) com mesa temática sobre "A proposta de acompanhamento discente realizado pela UFC", para em seguida ocorrerem grupos de trabalho sobre os tópicos discutidos.

À tarde, serão apresentadas as melhorias recentes nos sistemas de gestão acadêmica, as atividades da Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui e as perspectivas da Instituição no tocante ao Plano Nacional de Educação. O evento será encerrado às 16h.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional - fone: 85 3366 7332

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300